As tecnologias digitais

Uma análise a partir da teoria da cognição distribuída

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16327

Palavras-chave:

Teoria da cognição distribuída, Tecnologias digitais, Educação

Resumo

O objetivo central do presente texto é analisar pesquisas no âmbito da educação que tratam das tecnologias digitais a partir da Teoria da Cognição Distribuída e verificar como estas se apresentam na literatura. Os objetivos específicos buscam: contextualizar o conceito de Cognição Distribuída; identificar pesquisas no âmbito da educação que tratam das tecnologias digitais a partir da teoria da cognição distribuída e caracterizar se as pesquisas encontradas são de natureza teórica ou experimental. O presente estudo de caráter bibliográfico foi realizado por meio da busca de artigos no banco de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2015 e 2021. A partir dos achados, é possível afirmar que são poucos os estudos no âmbito da Teoria da Cognição Distribuída e sua inter-relação com as tecnologias digitais na educação, apontando assim para a necessidade de mais estudos em outros níveis e modalidades de ensino. Observou-se que as tecnologias assumem papel de propiciadoras de experiências aos estudantes. Assim, elas contribuem não só para fazer atividades, mas formas de pensar, criar, elaborar e participar ativamente do processo.

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Biografia do Autor

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Docente do Departamento de Educação. Pós-Doutorado em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015).

Simone Aparecida de Andrade Vallini, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu).

Vanessa Dantas Vieira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu).

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Publicado

01/03/2022

Como Citar

MELLO, D. E. de; VALLINI, S. A. de A. .; VIEIRA, V. D. As tecnologias digitais: Uma análise a partir da teoria da cognição distribuída. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0768–0780, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16327. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16327. Acesso em: 21 nov. 2024.