Educação, formação humana e práxis na educação escolar:

Um olhar crítico-dialético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16679

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia histórico-crítica, Teoria histórico-cultural, Humanização, Formação de professores

Resumo

A Formação e a Práxis do professor a partir da Dialética Materialista, da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Crítica é o título deste dossiê que propõe analisar temáticas contemporâneas que tratam do olhar crítico para a sociedade, educação e formação humana, a fim de retomar as contribuições acerca do pensamento dialético. Pretende dialogar acerca dos processos formativos que envolvem a escola como instituição social responsável pela socialização dos conhecimentos produzidos pela humanidade, visando uma educação de qualidade que possa reverberar no desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos envolvidos no processo sobre a realidade objetiva. Os textos têm como base a Pedagogia Histórico-crítica e a Teoria Histórico-Cultural, e marcam sua posição ao apontar que o enriquecimento do existir humano em sua omnilateralidade é um processo de apropriação ativa e consciente, pelo indivíduo, dos recursos culturais presentes no ambiente e o valor da interação educando e educando, educando e professor.

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Biografia do Autor

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Docente do Departamento de Educação E DO Programa de Pós-graduação em Educação. Pós-Doutorado em Educação.

Sandra Regina Mantovani Leite, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Docente do Departamento de Educação. Pós-Doutorado em Educação.

Referências

DUARTE, N.; DELLA FONTE, S. S. Arte, conhecimento e paixão na formação humana. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

Publicado

01/03/2022

Como Citar

BARROS, M. S. F.; LEITE, S. R. M. Educação, formação humana e práxis na educação escolar:: Um olhar crítico-dialético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0605–0613, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16679. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16679. Acesso em: 3 dez. 2024.

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