Educação, formação humana e práxis na educação escolar:
Um olhar crítico-dialético
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16679Palavras-chave:
Educação, Pedagogia histórico-crítica, Teoria histórico-cultural, Humanização, Formação de professoresResumo
A Formação e a Práxis do professor a partir da Dialética Materialista, da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Crítica é o título deste dossiê que propõe analisar temáticas contemporâneas que tratam do olhar crítico para a sociedade, educação e formação humana, a fim de retomar as contribuições acerca do pensamento dialético. Pretende dialogar acerca dos processos formativos que envolvem a escola como instituição social responsável pela socialização dos conhecimentos produzidos pela humanidade, visando uma educação de qualidade que possa reverberar no desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos envolvidos no processo sobre a realidade objetiva. Os textos têm como base a Pedagogia Histórico-crítica e a Teoria Histórico-Cultural, e marcam sua posição ao apontar que o enriquecimento do existir humano em sua omnilateralidade é um processo de apropriação ativa e consciente, pelo indivíduo, dos recursos culturais presentes no ambiente e o valor da interação educando e educando, educando e professor.
Downloads
Referências
DUARTE, N.; DELLA FONTE, S. S. Arte, conhecimento e paixão na formação humana. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marta Silene Ferreira Barros, Sandra Regina Mantovani Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.