A pedagogia histórico-crítica e o desenvolvimento emancipatório da subjetividade humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16321

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia histórico-crítica, Subjetividade, Emancipação, Modernidade

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre o modo como a pedagogia histórico-crítica apresenta-se enquanto uma das alternativas para o desenvolvimento da subjetividade humana. Ao utilizar a pesquisa bibliográfica, ancorada no método dialético, esperamos mostrar como essa perspectiva visa fundamentalmente a realização emancipatória do ser humano e a construção de sua identidade enquanto ser histórico-social. É um estudo que se justifica por conta da relevância acadêmica, profissional, pessoal e social no que diz respeito à crescente necessidade de se revisitar os modelos e projetos modernos de formação da subjetividade humana, sobretudo aqueles que reivindicam o status de emancipatórios (ex.: o projeto iluminista do conhecimento, pautado no cientificismo). Analisaremos o paradigma científico da Modernidade e discorreremos acerca da crise da educação fundamentada em seus propósitos. Em seguida, analisaremos em que medida a perspectiva histórico-crítica apresentar-se como alternativa para a realização de uma educação autenticamente emancipatória.

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Biografia do Autor

João Paulo Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Professor de Filosofia no Ensino Médio pela SEED-PR. Mestrado em Filosofia (UEL).

Claudiney José de Sousa, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e do Colegiado de Pedagogia (UNESPAR). Doutorado em Filosofia (UNICAMP).

Referências

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Publicado

01/03/2022

Como Citar

RODRIGUES, J. P.; SOUSA, C. J. de. A pedagogia histórico-crítica e o desenvolvimento emancipatório da subjetividade humana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0674–0687, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16321. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16321. Acesso em: 21 dez. 2024.