Complexidades de marcas coloniais e decoloniais em uma escola Xavante
Palavras-chave:
Escola Indígena, Projeto Político Pedagógico, Currículo, Povo XavanteResumo
Pretendemos, com este texto, realizar uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Indígena (EMI) Santa Clara com o intuito de compreender como o currículo instituído nesta está estruturado. Para o desenvolvimento do estudo, amparamo-nos em uma metodologia qualitativa, com procedimento de pesquisa bibliográfica e de campo. Com a pesquisa foi possível compreender que a escola não é um ambiente estático, e a escola indígena é um cenário em constante mutação, influenciado pelos movimentos sociais, políticos e culturais que a circundam. Sua evolução ocorre paralelamente à transformação da sociedade, refletindo as mudanças de paradigmas, valores e aspirações dos diversos atores envolvidos no processo educacional. Neste sentido, acreditamos ser a escola indígena um espaço onde o acesso ao universo cultural é possibilitado/ampliado, para que, tomando consciência deste, as crianças e os jovens possam, posteriormente, estabelecer relações com os “mundos”. Deste modo, serão mantidas e fortalecidas as relações com a sua cultura, conhecendo-se e explorando-se culturas envoltas e exercendo o seu protagonismo.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1949801
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