Educação e ética
O valor da presencialidade e da alteridade na formação e atuação do professor
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16317Palavras-chave:
Educação, Ética, Formação de professores, HumanizaçãoResumo
Este estudo tem como intuito compreender e aprofundar a reflexão sobre a dimensão ética na formação e atuação do professor, ressaltando a importância dessa para o desenvolvimento de uma práxis pedagógica em favor de relações dialógicas. Diante de um contexto pedagógico marcado pelas concepções presentes na contemporaneidade que se pautam pela condição de que os alunos não são vistos como sujeitos de sua própria história e pelo desenvolvimento científico que privilegia o fazer em detrimento do pensar, elencamos como questões principais: quais as ações poderiam auxiliar para que o professor repense sua prática pedagógica, trabalhando para que a formação humana se torne o aspecto essencial? Por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentando-se em autores como Severino, A. J. (2011, 2010), Saviani (2015, 2016), Goergen (2011), Carvalho (2013, 2015, 2016) entre outros, buscaremos afirmar a importância da alteridade e da presencialidade na relação entre os professores e alunos para uma educação humanizadora e emancipadora. Consideramos que toda ação pedagógica, desde sua origem e finalidades, objetivos e metas, possui estreita relação com a Dimensão Ética, e por isso são processos éticos que ao se realizarem na instituição escolar tem o compromisso de elevar o educando de sua condição de indivíduo em busca da sua humanização e emancipação.
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