Reflexão e ação: a pedagogia histórico-crítica e suas possibilidades em um grupo de estudos com professores de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.10408

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Planejamento, Formação humana.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de evidenciar um processo formativo realizado com professores de Língua Portuguesa à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Defende-se uma formação sólida que possibilite a apropriação do conhecimento em sua totalidade, a fim de superar o imediatismo e viabilizar a formação humana em suas múltiplas determinações. O estudo fundamentou-se nos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica como guia para as análises propostas. Ao final, os professores destacam a importância do planejamento nesta perspectiva, em que ao se apropriar da totalidade presente no conteúdo, o professor torna-se capaz de socializar o conhecimento como base no movimento dialético de prática-teoria-prática.

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Biografia do Autor

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina; Professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Membro do projeto de pesquisa “A leitura e sua relação conteúdo, forma e destinatário na Educação Básica” (UEL-PR)

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutora em Educação. Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

FERNANDES, G. F. G.; FRANCO, S. A. P. Reflexão e ação: a pedagogia histórico-crítica e suas possibilidades em um grupo de estudos com professores de língua portuguesa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2141–2159, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.10408. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10408. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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