A formação de professores em serviço: políticas de alinhamento aos organismos internacionais e à lógica neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.8545

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Organismos internacionais, Neoliberalismo.

Resumo

Este estudo é parte integrante do projeto PIBIC/UFC/FUNCAP, intitulado: “A formação continuada dos professores no contexto de democratização da gestão escolar na rede municipal de Fortaleza, Ceará, Brasil”, que tem por objetivo identificar as ações e propostas que envolvem os processos de formação continuada de professores a partir dos diferentes espaços formativos. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com professores e outros componentes da comunidade escolar. Na análise dos dados, o aporte teórico de sustentação é o histórico dialético, para tentar chegar à compreensão da realidade investigada. Como resultados parciais, tendo como objetos onze escolas da rede municipal e seus segmentos, constata-se que as políticas de formação de professores e as ações em andamento sinalizam para o alinhamento das formações, que atendem às prerrogativas legais, organismos internacionais e ideário neoliberal.

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Biografia do Autor

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE. Departamento de Fundamentos da Educação

Doutora em Educação Professora do Departamento de Fundamentos da Educação- UFC-Coordenadora Escola da Terra- Professora e Pesquisa da Pós-Graduação em Educação Brasileira

Consultora- UNESCO.

Perla da Almeida Freire, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE.

Pedagoga - Mestre em Educação.

Formadora da Escola da Terra- Ceará

Maria Aires de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE.

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UECE.

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

ZIENTARSKI, C.; FREIRE, P. da A.; DE LIMA, M. A. A formação de professores em serviço: políticas de alinhamento aos organismos internacionais e à lógica neoliberal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2160–2174, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.8545. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8545. Acesso em: 12 nov. 2024.

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