A tendência política da matriz nacional de competências para diretores escolares e o nascimento de uma proposta sociopolítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16442

Palavras-chave:

Gestão democrática, Matriz nacional de competências, Gerencialismo, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo problematiza a aprovação do projeto de resolução da Matriz Nacional de Competências para Diretores Escolares pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Tem como objetivo geral demonstrar o projeto de formação de diretores escolares direcionado pela resolução em questão. Como objetivos específicos pretende: (i) demonstrar os elementos neoliberais presentes na Matriz Nacional e o seu compromisso com o modelo de gestão gerencial; (ii) discutir a orientação epistemológica que fundamenta o documento; (iii) apresentar uma proposta de matriz de conteúdo para a formação de diretores e coordenadores. O estudo pautou-se no desenvolvimento de pesquisa bibliográfica e análise documental, como instrumentos metodológicos. Conclui-se que o documento elaborado pelo MEC tem orientação política voltada ao neoliberalismo e, no campo do conhecimento, à Epistemologia da Prática, portanto, não atende as necessidades formativas para o exercício da função na gestão escolar. Finaliza-se com uma possível alternativa de matriz formativa centrada na formação sócio-histórica.

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Biografia do Autor

Viviane Barbosa Perez Aguiar, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Doutoranda em Educação.

Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Professor. Doutorado em Educação (UNESP).

Waléria Pimenta Martins Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Mestrado em Educação.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

AGUIAR, V. B. P.; RUIZ, M. J. F.; SILVA, W. P. M. A tendência política da matriz nacional de competências para diretores escolares e o nascimento de uma proposta sociopolítica . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2686–2705, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16442. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16442. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos