Universidade flexível: nova tendência para as universidades federais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12738

Palavras-chave:

Reforma gerencial, Política educacional, Educação superior, Flexibilidade acadêmica.

Resumo

Analisa a flexibilização das instituições públicas federais de educação superior no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Trata-se de um estudo de caso realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como referência a criação do Curso de Bacharelado de Ciências e Tecnologia, cujo formato é interdisciplinar e em regime de ciclos. Os resultados evidenciam mudanças na gestão institucional, na flexibilização das estruturas acadêmicas com repercussão nas políticas expansionistas da instituição.

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Biografia do Autor

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.

Raphael Lacerda de Alencar Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado e Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

30/08/2019

Como Citar

CASTRO, A. M. D. A.; PEREIRA, R. L. de A. Universidade flexível: nova tendência para as universidades federais brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1638–1654, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12738. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12738. Acesso em: 21 nov. 2024.