A pesquisa na educação superior na perspectiva de Nussbaum e da Portaria MCTIC n. 1.122/2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.15014

Palavras-chave:

Pesquisa, Humanidades, Portaria MCTIC n. 1.122/2020, Inovação

Resumo

Os apontamentos mundiais com relação à pesquisa na educação superior sugerem uma redução cada vez maior de financiamento para as áreas das humanidades. Considerando esse pano de fundo, o ensaio se alinha na investigação da pesquisa na educação superior a partir de Nussbaum (2014, 2015) e da Portaria MCTIC n. 1.122. A investigação tem por objetivo analisar como este fenômeno compromete as humanidades e a produção de um saber crítico/reflexivo, ao adotar como prioritários os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para as áreas de tecnologias. A pesquisa é exploratória, analítica, hermenêutica e com coleta de dados documental. Com tal análise se comprova, a partir de Nussbaum, que a perspectiva da pesquisa humanista não está contemplada na referida portaria, o que confirma tendência mundial de investimento em pesquisas aplicadas, o desprezo tanto pela pesquisa quanto pela formação humanista e a forte tendência de financiamento para pesquisas que contribuem para a rentabilidade econômica.

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Biografia do Autor

Diego Bechi, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Tapejara – RS – Brasil

Coordenador de Polo. Doutorado em Educação (UPF).

Rogerio Augusto Bilibio, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Joaçaba – SC – Brasil

Professor da Área de Ciências Humanas. Doutorado em História (UPF).

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Joaçaba – SC – Brasil

Membro do Núcleo de Apoio Docente e professor da Área de Humanidades.

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

BECHI, D.; BILIBIO, R. A.; TREVISOL, M. G. A pesquisa na educação superior na perspectiva de Nussbaum e da Portaria MCTIC n. 1.122/2020. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0116–0135, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.15014. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15014. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos