FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES FOCADA NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19044

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Integração das Tecnologias, Educação, Prática Pedagógica

Resumo

A evolução tecnológica chegou no contexto escolar e, o professor, deverá utilizar e ensinar integrando os recursos tecnológicos na sua prática pedagógica. O artigo objetiva analisar a percepção dos professores da educação básica sobre um programa online de formação contínua focado na integração das tecnologias no processo de ensino. Pesquisa de natureza prioritariamente quantitativa com aplicação de um questionário, com 114 respondentes, para caracterização e avaliação das percepções sobre a formação. Conclui-se a necessidade de fornecer formação continuada na área de integração das tecnologias nas ações e reflexões didáticas dos professores, que a formação foi apreciada positivamente pelos professores, e que o uso adequado de recursos e ferramentas tecnológicas, a articulação entre tempo e exigências das tarefas, a aquisição de novos conhecimentos e competências, e a percepção da relevância dos recursos são fatores importantes para o alcance dos objetivos da formação sobre integração das tecnologias na educação.

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Biografia do Autor

Giselle Carolina Lopes Mariotto, Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), Benevides – PA – Brasil.

Supervisora Pedagógica da Pós-graduação em Educação, Coordenadora da EAD, Docente do curso de Pedagogia.

Dayse Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC), Engenheiro Coelho – SP – Brasil

Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores-CIDTFF, Portugal. Resumo sobre o autor (Docente-Mestrado Profissional em Educação).

Francislê Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC), Engenheiro Coelho – SP – Brasil

Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores-CIDTFF, Portugal.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

MARIOTTO, G. C. L.; SOUZA, D. N. de; SOUZA, F. N. de. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES FOCADA NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024139, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19044. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19044. Acesso em: 24 dez. 2024.

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