FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES FOCADA NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19044Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, Integração das Tecnologias, Educação, Prática PedagógicaResumo
A evolução tecnológica chegou no contexto escolar e, o professor, deverá utilizar e ensinar integrando os recursos tecnológicos na sua prática pedagógica. O artigo objetiva analisar a percepção dos professores da educação básica sobre um programa online de formação contínua focado na integração das tecnologias no processo de ensino. Pesquisa de natureza prioritariamente quantitativa com aplicação de um questionário, com 114 respondentes, para caracterização e avaliação das percepções sobre a formação. Conclui-se a necessidade de fornecer formação continuada na área de integração das tecnologias nas ações e reflexões didáticas dos professores, que a formação foi apreciada positivamente pelos professores, e que o uso adequado de recursos e ferramentas tecnológicas, a articulação entre tempo e exigências das tarefas, a aquisição de novos conhecimentos e competências, e a percepção da relevância dos recursos são fatores importantes para o alcance dos objetivos da formação sobre integração das tecnologias na educação.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. 44 Cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BEZERRA, A. C. S.; NERI DE SOUZA, F. Construção curricular partilhada da disciplina TIC e educação no ensino superior. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 143-166, 2013.
BOONE JR., H. N., BOONE, D. A. Analyzing Likert Data. Journal of Extension, [S. l.], v. 50, n. 2, 2012. Disponível em: https://archives.joe.org/joe/2012april/pdf/JOE_v50_2tt2.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
BUENO, J. L. P. GOMES, M. A. O. Uma análise histórico-crítica da formação de professores com tecnologias de informação e comunicação. Revista Cocar Belém, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 53 - 64, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/196. Acesso em: 14 nov. 2019.
COSTA, F. (Coord.). Competências TIC. Estudo de Implementação. v. I. Lisboa: GEPE-Ministério da Educação, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5928. Acesso em: 14 nov. 2019.
CORDEIRO, H. T. D. A questão das gerações no campo da gestão de pessoas: tema emergente? In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SEMEAD, 2012.
DESMURGET, M. A Fábrica de Cretinos Digitais: Os Perigos das Telas para Nossas Crianças. Belo Horizonte: Vestígio, 2020.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de Dados: Modelagem Multivariada para Tomada de Decisões. Rio De Janeiro: Elsevier, 2009.
FÜTTERER, T.; SCHEITER, K.; STUMER, K. Will, skills, or conscientiousness: What predicts teachers’ intentions to participate in technology-related professional development? Computers & Education, [S. l], v. 198, 2023. DOI: 10.1016/j.compedu.2023.104756.
GOMEZ JUNIOR, F. C.; TRESPALACIOS, J.; HSU, Y. C.; YANG, D. Exploring Teachers’ Technology Integration Self-Efficacy through the 2017 ISTE Standards. TechTrends, [S. l.], v. 66, p. 159–171, 2022. DOI: 10.1007/s11528-021-00639-z.
GREEN, W. H. Econometric Analysis. Madrid: Prentice Hall, 1999.
HUGHES, J. The Role of Teacher Knowledge and Learning Experiences in Forming Technology-integrated Pedagogy. JournaI of Technology and Teacher Education, p. 277-302, 2005.
KASNECI, E.; SESSLER, K.; KUCHEMANN, S.; BANNERT, M.; DEMENTIEVA, D.; FISCHER, F.; GASSER, U.; GROH, G.; GUNNEMANN, S.; HULLERMEIER, E.; KRUSCHE, S.; KUTYIOK, G.; MICHAELI, T.; NERDEL, C.; PFEFFER, J.; POQUET, O.; SAILER, M.; SCHMIDT, A.; SEIDEL, T.; STADLER, M.; KASNECI, G. ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, [S. l.], v. 103, p. 102274, 2023.
LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu – Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Portugal: Universidade de Aveiro, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/39607478/DigCompEdu_QuadroEuropeu_de_Compet%C3%AAnciaDigital_para_Educadores. Acesso em: 14 nov. 2019.
MARIOTTO, G. C. L. Formação Continuada dos Professores para Integração das Tecnologias na Educação Básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Engenheiro Coelho, São Paulo, 2020.
MARTIN, C.; TULGAN, B. Managing generation Y: global citizens born in the late seventies and early eighties. Amberst: HRD Press, 2001.
MANDAJI, M.; RIBEIRO, R. A. Tecnologias de informação e comunicação: como utilizá-las para a colaboração nas práticas pedagógicas? Práticas Pedagógicas: Registros e Reflexões, [S. l.], v. 2 n. 1, 2013. Disponível em: https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/artigo-colaboracao.pdf. Acesso em 25 jan. 2016.
MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. Referenciais de competências digitais para a formação de professores. Portugal: Universidade do Minho, 2019. p. 1001–1016.
MOREIRA, C. Letramento digital: do conceito e prática. In: Anais do SIELP, v. 2, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/06/volume_2_artigo_051.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.
NERI DE SOUZA, D.; COSTA, A. P.; NERI DE SOUZA, F. Desafio e inovação do estudo de caso com o apoio das tecnologias. In: NERI DE SOUZA, F.; NERI DE SOUZA, D.; COSTA, A. P. (org.). Investigação Qualitativa Inovação, Dilemas e Desafios. 2. ed. Aveiro: Ludomedia, 2015. v. 2, p. 7-170.
NETO, E. S.; FRANCO, E. S. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do COGEIME, ano 19, n. 36, jan./jun. 2010. Disponível em: http://www.cogeime.org.br/revista/36Artigo01.pdf. Acesso em: 28 jan. 2016.
NORMAN, G. Likert scales, levels of measurement and the “laws” of statistics. Adv in Health Sci Educ, [S. l.], v. 15, p. 625–632, 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20146096/. Acesso em: 15 jul. 2023.
PERRENOUD, P. 10 Competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação de Professores. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
PÚBLIO JÚNIOR, C. O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 1092-1105, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11190. Acesso em: 15 jul. 2023.
TOLEDO, P. B. F.; ALBUQUERQUE, R. A. F.; MAGALHÃES, A. R. O comportamento da geração Z e a influência nas atitudes dos professores. 2012. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/38516548.pdf. Acesso em: 08 fev. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giselle Carolina Lopes Mariotto, Dayse Neri de Souza, Francislê Neri de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.