Educação profissional e tecnológica para jovens e adultos: analisando o Proeja no âmbito do IFF
Palavras-chave:
Proeja, EPT, formação integral, inclusãoResumo
Os Institutos Federais desempenham papel importante na democratização da educação no Brasil, com diversidade de ofertas em diferentes níveis e modalidades. Entre elas, destaca-se o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), instituído em 2006. Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória de desenvolvimento do Proeja e sua implementação no Instituto Federal Fluminense (IFF). Para isso, adotou-se uma abordagem exploratória e descritiva, com base em revisão documental e bibliográfica de legislações, documentos institucionais e dados estatísticos. Os resultados evidenciam avanços na institucionalização do Proeja, mas também revelam desafios persistentes, como a baixa oferta de vagas, as dificuldades estruturais e a necessidade de formação docente específica para a modalidade. Conclui-se que, embora o Proeja represente uma política educacional inovadora voltada à inclusão social e à formação integral de jovens e adultos, sua consolidação no IFF ainda depende de reconfigurações estruturais, pedagógicas e políticas que garantam sua efetividade.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1835401
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