O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.11190

Palavras-chave:

Formação docente, Novas tecnologias da informação e comunicação, Ensino e aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em apresentar e discutir as contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos docentes que atuam e que irão atuar nas instituições educativas. O método escolhido foi o da revisão bibliográfica. O estudo destacou que a instituição escolar não pode perder a chance de ser agente transformador, deixando-se ficar à margem dos acontecimentos ou de influenciar na construção de novos conhecimentos. Mostrou também que a educação por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação oferece novas possibilidades de aprendizagem aberta e flexível. Ao planejar a integração das TICs na formação de professores, é importante que as instituições educacionais entendam quais habilidades e conhecimentos esses profissionais precisam adquirir para usar efetivamente essa tecnologia em suas aulas, compreendendo, ainda, até que ponto a instituição está preparada para realizar a integração das TICs nos currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Públio Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E. Lorena (2004). Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela UTCD (2008-2013) - Revalidado pela Universidade Estácio de Sá / Rio de Janeiro. Atualmente é Técnico de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, sistema de software, informática no ambiente escolar, automação e concursos públicos. 

Referências

ALONSO, K. M. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre redes e escolas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n. especial, CEDES, 2008.

ARRUDA, E. E; RASLAN, V. G. S. Implantação do programa nacional de informática na educação (Proinfo), no Brasil e no Estado de mato Grosso do Sul. 2006.

BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens: mapeando novos e velhos (des)encontros. São Paulo: Loyola, 2002.

BRITO. G. da S; PURIFICAÇÃO, I.da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

LEITE, L. S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, Wendel (org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 2 ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011.

MIZUKAMI, M. da G. N. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, 2002.

MORAES, U. C. (org.). Tecnologia Educacional e Aprendizagem: O uso dos Recursos Digitais. São Paulo: Livro Pronto, 2008.

NUNES, C. E. de. As Tecnologias de Informação e Comunicação e a aprendizagem de educadores no devir da complexidade. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2010.

OLIVEIRA, F. B. de. Tecnologia da Informação e Comunicação: A busca de uma visão ampla e estruturada. São Paulo: Pearson, 2007.

PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. et al. As competências para ensinar no sec. XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, S. L. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis. RJ: Vozes, 1999.

SILVA, B.; DUARTE, E.; SOUZA, K. (2013). Tecnologias digitais de informação e comunicação: artefactos que potencializam o empreendedorismo da geração digital. In: Morgado, José Carlos; Santos, Lucíola Licínio de Castro Paixão; Paraíso, Marlucy Alves (Org.), Estudos curriculares. Um debate contemporâneo. Curitiba: Editora CRV, p. 165-179.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ, 2008.

UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf. Acesso em: 01 jan. 2018.

Publicado

03/07/2018

Como Citar

PÚBLIO JÚNIOR, C. O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1092–1105, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.11190. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11190. Acesso em: 16 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos