Aperfeiçoamento de professores em design educacional e de aprendizagem para produção de slides

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.14644

Palavras-chave:

Formação docente, Design educacional, Design de aprendizagem, Slides

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada com professores do ensino privado e público, atuantes do Ensino Infantil ao Médio. A formação continuada semipresencial intitulada “Design Educacional e/para Aprendizagem: a produção de Objetos de Aprendizagem” foi realizada durante o ano de 2019 e teve como objetivo principal o ensino dos conceitos gerais e dos princípios básicos do design gráfico e de aprendizagem aos professores, conduzindo os participantes a um novo olhar sobre a rotina de produção de conteúdo (slides), que sejam visualmente mais interessantes e adequados à aprendizagem de seus alunos. A escolha da metodologia da pesquisa-ação possibilitou observar e analisar nuances mais sutis de transformações ocorridas entre os envolvidos. A melhoria da comunicação visual dos objetos de aprendizagem produzidos pelos participantes, em especial os slides de aula destes educadores, demonstra que os conhecimentos relativos ao design de aprendizagem e design educacional são essenciais na práxis docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Oliveira Sbrogio, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP – Brasil

Doutorado em Mídia e Tecnologia.

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP – Brasil

Livre Docente. Doutorado em Engenharia Civil (USP).

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BEHRENS, M. A. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 196, p. 383-403, 1999. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1303. Acesso em: 11 jul. 2020.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Tradução: Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CITELLI, A. Comunicação e educação: Implicações contemporâneas. Comunicação & Educação, v. 15, n. 2, p. 13-27, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269627286_Comunicacao_e_educacao_implicacoes_contemporaneas. Acesso em: 12 maio 2021.

COUTINHO, S. G.; LOPES, M. T. Design para educação: Uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: COSTA, M. (ed.). O Papel social do design gráfico: História, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Editora SENAC, p. 137-162, 2011.

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236681984_Design_para_educacao_uma_possivel_contribuicao_para_o_ensino_fundamental_brasileiro. Acesso em: 12 out. 2021.

DERKS, D.; BOS, A. E. R.; VON GRUMBKOW, J. Emoticons and Online Message Interpretation. Social Science Computer Review, v. 26, n. 3, p. 379–388, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0894439307311611?icid=int.sj-challenge-page.similar-articles.1. Acesso em: 07 mar. 2020.

DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Tradução: Rosiska Darcy de Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

PAZ, L. A. S. C. O pensamento computacional e a formação continuada de professores: Uma experiência com as TICs. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 3, p. 1655–16677, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10095. Acesso em: 5 set. 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIVAS, N. P. P. et al. A (re) significação do trabalho docente no espaço escolar: Currículo e formação. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 8., 2005, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2005. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?cluster=14452971462475680277&hl=pt-BR&as_sdt=2005&sciodt=0,5. Acesso em: 07 mar. 2020.

SBROGIO, R. O. Design e ensino-aprendizagem: Entre slides e formação de professores. 2021. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204735. Acesso em: 10 out. 2021.

WALTHER, J. B.; D’ADDARIO, K. P. The Impacts of Emoticons on Message Interpretation in Computer-Mediated Communication. Social Science Computer Review, v. 19, n. 3, p. 324–347, 2001. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/089443930101900307. Acesso em: 07 mar. 2020.

Publicado

01/07/2022

Como Citar

SBROGIO, R. de O.; VALENTE, V. C. P. N. Aperfeiçoamento de professores em design educacional e de aprendizagem para produção de slides. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1695–1713, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.14644. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14644. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos