O pensamento computacional e a formação continuada de professores: uma experiência com as TICs

Louise Alessandra Santos do Carmo Paz

Resumo


As novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) fazem parte do cotidiano dos alunos, mas nem sempre dos professores. Para que haja uma mudança de paradigma no papel do professor, de produtor para mediador do conhecimento é necessário o desenvolvimento de novas competências para ensinar, destacando-se o pensamento computacional. Este artigo relata a experiência de um curso de introdução às novas TICs, que foi ofertado como formação continuada para professores, utilizando uma metodologia baseada no modelo andragônico, colocando-os como colaboradores e criadores do seu saber, corresponsáveis pelos os rumos do seu processo de ensino aprendizagem.


Palavras-chave


Formação continuada de professores. Andragogia. Pensamento Computacional. Competências para ensinar.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10095



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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