Fluxo Editorial
A imagem a seguir sintetiza as principais etapas do fluxo editorial da revista, que acontece, principalmente, na Plataforma OJS:
Fonte: Editora Ibero-Americana de Educação
Após sua submissão, o manuscrito será analisado em pré-avaliação. Nessa etapa, ocorre a conferência dos dados preenchidos na plataforma com os documentos enviados. A análise criteriosa é executada pela equipe editorial, que comunicará sua decisão aos autores dentro de um prazo médio de 30 dias. Um manuscrito aprovado em primeira análise não exclui a possibilidade de solicitação de alterações e resolução de pendências aos autores. Caso seja aprovado, após o envio das eventuais modificações solicitadas pela equipe editorial, o manuscrito será enviado para avaliação por pares.
Os pareceres dos avaliadores guiarão a decisão dos editores, que enviarão aos autores uma carta de aceite – com correções obrigatórias ou não – ou uma carta de rejeição. No caso de aprovação do manuscrito, os autores deverão entrar em contato com a Editora Ibero-Americana de Educação para iniciar o processo de revisão, tradução, normalização, revisão de metadados, verificação final do texto, publicação, indexação e divulgação.
A equipe editorial adverte que no decorrer do processo acima descrito, pequenas particularidades podem ocorrer, a depender da necessidade de cada autor. Ressalta-se, portanto, a necessidade de que haja um contato assertivo entre o autor e a RPGE, pautado na ética, transparência e resolubilidade, de forma que problemas sejam sanados e prevaleça a eficácia no processo.