Revista on line de Política e Gestão Educacional

A criação de uma Revista on line de Política e Gestão Educacional surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Ciências da Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do momento, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003).  A partir de 2007, a revista ganhou novo impulso com a organização do Grupo de Estudos Organizações Educacionais: processos de planejamento e gestão (GEOPLAGE), que assumiu, naquele momento, a responsabilidade por sua publicação. A preocupação fundamental dos responsáveis foi superar os problemas técnicos e, ainda dentro do antigo formato, reiniciar a publicação da revista, através de divulgação e solicitação de colaboradores.


Novas mudanças vieram ocorrer em 2009, a partir deste ano, a preocupação dos editores, é dotar a revista de uma periodicidade regular (semestral) e estabelecer as normas editoriais quanto ao recebimento e à submissão de artigos simultaneamente à formação de um conselho editorial nacional e internacional. A revisão editorial da revista propõe como objetivos e missão disseminação plural de temas que debatem com consistência a política e a gestão educacional e escolar em todo espectro possível para o assunto. Além disso, deverá servir à divulgação de trabalhos científicos, entrevistas, resenhas e demais textos que possibilitem a reflexão e o debate relacionados, prioritariamente, à essas temáticas, nacionais e internacionais. Para tanto, trabalharemos com artigos de pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação, produção coletiva de grupos de estudos e pesquisas, além de relatos de experiência nos diversos âmbitos dos sistemas educacionais e das unidades escolares (federal, estadual e municipal) e nos vários níveis de ensino, desse modo o(s) autor(es) devem seguir as Diretrizes para autores RPGE . Os manuscritos que não estiverem na formatação (O texto deve estar no template/modelo da RPGE, seguir as normas ABNT,  e dentro das normas e padrões da Revista) conforme as diretrizes para autores, os mesmos serão rejeitados.

 --------------------------

 

 

 -----------------------------------------------------------------------------------------

Bases de dados, Diretórios, Associações e Portais de indexação

 

Bases de Dados Indexadas / Indexed Databases

 

                       

      

 


Portais de Periódicos / Journal Portals

       


Buscadores / Seekers


   


Afiliada / Affiliate

 

 

Membro / Member

Fepae

Notícias

 

Chamada pública: Dossiê Políticas Públicas, Educação e as Relações Étnico-Raciais

 

Políticas Públicas, Educação e as Relações Étnico-Raciais

Após anos da promulgação das Leis nº 10.639/2003, 11.645/2008 e 12.711/2012, vê-se que ainda existe um processo de racismo institucionalizado, estrutural e institucional. E se pensar nas Relações Étnico-Raciais, é impossível não atrelar as questões educacionais e das políticas públicas existente no Brasil em torno disso. É preciso repensar e brevemente fazer uma reflexão das práticas e saberes para a redução dessa desigualdade que assola o território brasileiro.

Esse dossiê, além das Relações Étnico-Raciais e necessário discutir também as Políticas Públicas e a Educação, tendo em vista que, o conhecimento dessas questões pode nos ajudar a superar o medo e/ou desprezo das diferenças raciais ainda presente na escola e na sociedade. Entender essa complexidade é uma tarefa dos/as profissionais que formulam políticas e daqueles fazem a efetivação das políticas. Por isso, convidamos professoras/es, pesquisadoras/es e interessados/as em publicarem seus estudos, contribuindo para a divulgação de conhecimentos produzidos nessas áreas temáticas.

Como submeter? Deverá ser enviado no e-mail yurimacedo@csc.ufsb.edu.br, até o dia 31 de julho de 2020. Colocar no assunto do e-mail: RPGE – DOSSIÊ.

 

Organizador: Prof. Yuri Miguel Macedo - Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais - PPGER. Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB - Campus Sosígenes Costa

Normas de submissão: RPGE

 
Publicado: 2020-07-06
 

Importância das Normas e Diretrizes para Submissão

 

Caros autores, ao submeterem seus mansucritos, torna-se essencial seguir às normas e diretrizes da revista. A submissão deve seguir o modelo/template disponível no menu da revista. Todos os autores devem ter o cadastro completo (Filiação Institucional, Biografia, ORCID, URL do Lattes, telefone para contato). Além desses, os autores devem inserir como documentos suplementares a versão do artigo completa com identificação, declaração de originalidade e de autoria. Caso um desses itens não esteja no padrão, o artigo será rejeitado automaticamente.

Informamos aos autores que, os artigos aceitos a partir de setembro/2018, em 2019, a RPGE publicará edições bilíngue - português/inglês, as informações serão enviadas com o aceite.

 

Prof. José Anderson Santos Cruz

Editor Adjunto Executivo

 
Publicado: 2018-08-27
 
Outras notícias...

v. 24, n. esp. 1, ago. (2020)


Capa da revista