Uma proposta de instrumento de pesquisa para investigar as características do letramento digital no âmbito da prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15383

Palavras-chave:

TDIC, TPACK, Letramento digital, Prática docente, Questionário

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de parte de uma pesquisa de mestrado intitulada “Letramento digital na prática docente: apoio à integração das TDICs” (BELONI, 2019). Essa pesquisa busca apresentar a proposta de um questionário que detalha a articulação do letramento digital com o TPACK, buscando compreender a aplicação social das tecnologias de acordo com seus conhecimentos tecnológicos, pedagógicos, de conteúdo e de contexto. Como instrumento para identificar as características do letramento digital dos professores, usou-se um questionário. Os resultados mostraram que o instrumento é apropriado para a investigação do letramento digital na prática docente. Cada vez mais é exigido desses profissionais apropriação das TDICs em suas práticas. Assim, esta pesquisa apresenta um instrumento que pode colaborar para melhor integrá-las, uma vez que aumenta a compreensão do uso social das tecnologias na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cauê Beloni, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema – SP – Brasil

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

Flaminio de Oliveira Rangel, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema – SP – Brasil

Professor Associado. Pós-Doutorado em Educação (UNICAMP).

Raquel Santos Palma, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema – SP – Brasil

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

Referências

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of teacher education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022487108324554. Acesso em: 10 ago. 2021.

BELONI, C. Letramento digital na prática docente: apoio à integração das TDICs. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2019.

BUNZ, U. The computer-email-web (CEW) fluency scale - development and validation. International Journal of Human-Computer Interaction, v. 17, n. 4, p. 479- 506, 2004. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/a748/5ec77073ee7122b60f4bcaf4a0c564119e3e.pdf. Acesso em: 23 jan. 2020.

CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 11-23, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/34615. Acesso em: 15 mar. 2020.

CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951. Disponível em: http://cda.psych.uiuc.edu/psychometrika_highly_cited_articles/cronbach_1951.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

DIAS, M. C.; NOVAIS, A. E. Por uma matriz de letramento digital. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: CEFET, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2003.

HARRIS, J. B.; HOFER, M. J. Technological pedagogical content knowledge (TPACK) in action: a descriptive study of secondary teachers’ curriculum-based, technology-related instructional planning. Journal of Research on Technology in Education, v. 43, n. 3, p. 211-229, 2011. Disponível em:

https://publish.wm.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com.br/&httpsredir=1&article=1024&context=articles. Acesso em: 25 jan. 2022.

LOPES, R. D. D. et al. O uso do computador e da internet na escola pública. Estudos e pesquisas educacionais. São Paulo: Victor Civita, 2010.

MARQUES, E. J.; NETO, J. D. O.; MARQUES, E. M. R. Medindo a proficiência digital: uma abordagem simples usando um instrumento. In: CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 19., 2013, Salvador Anais[...]. Salvador, BA: ABED, 2013.

MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas. Laboratório de Psicologia, v. 4, n. 1, p. 65-90, 2006. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/viewFile/763/706. Acesso em: 25 jan. 2022.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, 1017 p, 2006. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/977d/8f707ca1882e093c4ab9cb7ff0515cd944f5.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Pátio: Revista Pedagógica, v. 31, p. 8-11, 2004. Disponível em: http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.

SAMPAIO, P. A. S. R.; COUTINHO, C. P. Avaliação do TPACK nas atividades de ensino e aprendizagem: um contributo para o estado da arte//TPACK’s assessment in learning activities: contribution to the research. Revista EducaOnline, v. 6, n. 3, p. 39-55, set./dez. 2012. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/20896/1/333-887-2-PB.pdf. Acesso em: 27 out. 2020.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987. Disponível em: https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. H. How and what teachers learn: a shifting perspective. Journal of Curriculum Studies, v. 36, n. 2, p. 257-271, 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0022027032000148298?journalCode=tcus20. Acesso em: 12 maio 2021.

JÚNIOR, S. D. S.; COSTA, F. J. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, v. 15, p. 1-16, 2014. Disponível em: https://revistapmkt.com.br/wp-content/uploads/2022/01/1_Mensuracao-e-Escalas-de-Verificacao-uma-Analise-Comparativa-das-Escalas-de-Likert-e-Phrase-Completion-1.pdf. Acesso em: 3 jun. 2021.

TESTONI, L. A.; ABIB, M.L.V.S. Caminhos criativos na formação inicial do professor de Física. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

VALENTE, J. A. As tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano. XI, n. 44, p. 12-15, 2007.

VELANGA, C. T. et al. Sociedade, Mudanças na Educação: o fazer e o compreender. In: VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED/UNICAMP, 1999. 29-48. p. Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/. Acesso em: 25 jan. 2022.

WARD, D.; KARET, J. The content-based approach to internet literacy. Technology tools for today’s campuses. 1997. Disponível em: http://dwardmac.pitzer.edu/dward/c-binternetlit.html. Acesso em: 25 jan. 2022.

WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

WIKIMEDIA COMMONS. Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo. 2012. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:TPACK_pt-BR.png. Acesso em: 25 jan. 2022.

YURDAKUL, I. K. et al. The development, validity and reliability of TPACK-deep: A technological pedagogical content knowledge scale. Computers & Education, v. 58, n. 3, p. 964-977, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131511002569. Acesso em: 25 jan. 2022.

Publicado

01/04/2022

Como Citar

BELONI, C.; RANGEL, F. de O.; PALMA, R. S. Uma proposta de instrumento de pesquisa para investigar as características do letramento digital no âmbito da prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1341–1356, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15383. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15383. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos