Uma proposta de instrumento de pesquisa para investigar as características do letramento digital no âmbito da prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15383

Palavras-chave:

TDIC, TPACK, Letramento digital, Prática docente, Questionário

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de parte de uma pesquisa de mestrado intitulada “Letramento digital na prática docente: apoio à integração das TDICs” (BELONI, 2019). Essa pesquisa busca apresentar a proposta de um questionário que detalha a articulação do letramento digital com o TPACK, buscando compreender a aplicação social das tecnologias de acordo com seus conhecimentos tecnológicos, pedagógicos, de conteúdo e de contexto. Como instrumento para identificar as características do letramento digital dos professores, usou-se um questionário. Os resultados mostraram que o instrumento é apropriado para a investigação do letramento digital na prática docente. Cada vez mais é exigido desses profissionais apropriação das TDICs em suas práticas. Assim, esta pesquisa apresenta um instrumento que pode colaborar para melhor integrá-las, uma vez que aumenta a compreensão do uso social das tecnologias na prática docente.

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Biografia do Autor

Cauê Beloni, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema – SP – Brasil

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

Flaminio de Oliveira Rangel, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema – SP – Brasil

Professor Associado. Pós-Doutorado em Educação (UNICAMP).

Raquel Santos Palma, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema – SP – Brasil

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

BELONI, C.; RANGEL, F. de O.; PALMA, R. S. Uma proposta de instrumento de pesquisa para investigar as características do letramento digital no âmbito da prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1341–1356, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15383. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15383. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos