Formação continuada de professoras da Educação Infantil: proposta embasada em projetos criativos ecoformadores

Autores

Palavras-chave:

formação continuada, Educação Infantil, transdisciplinaridade, ecoformação, projetos criativos ecoformadores

Resumo

A formação continuada de professores da Educação Infantil desempenha um papel essencial na qualificação das práticas pedagógicas e no aprimoramento do ensino. Este estudo objetiva propor um curso de formação continuada fundamentado nos princípios da transdisciplinaridade, ecoformação e criatividade, utilizando a metodologia dos projetos criativos ecoformadores. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e qualitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário on-line semiestruturado, aplicado a 18 professoras da rede municipal de União da Vitória – PR. A análise de conteúdo revelou uma necessidade de formação voltada à inclusão escolar, a metodologias inovadoras e ao uso de tecnologias digitais. Como resultado, elaborou-se um curso híbrido de 64 horas, articulando teoria e prática para atender às demandas docentes. O estudo reforça a importância de uma formação continuada inovadora, promovendo práticas reflexivas e contextualizadas para a Educação Infantil.

 https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1965401

 

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Biografia do Autor

Veridiane Muller Wolf, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), União da Vitoria, PR, Brasil

Verediane Muller Wolf – Mestre em Educacao Básica Profissional

Edna Liz Prigol, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Programa de Pós-graduação em Educação Básica, Caçador, SC, Brasil

Edna Liz Prigol, Programa de pós-graduação em Educacao Básica,
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP – Caçador /Santa
Catarina /Brasil

Marilise Edineia dos Anjos Berres Kampmann, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), União da Vitoria, PR, Brasil

Marilise Edineia dos Anjos Berres Kampmann - Secretaria Municipal de
Educação de União da Vitoria/PR/ Brasil- SEMED

Adriana Aparecida Dihl Adacheski, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), União da Vitoria, PR, Brasil

Adriana Aparecida Dihl Adacheski - Secretaria Municipal de Educação
de União da Vitoria/PR/ Brasil- SEMED

Carla Teresinha da Silva, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), União da Vitoria, PR, Brasil

Carla Teresinha da Silva - Secretaria Municipal de Educação de União
da Vitoria/PR/ Brasil- SEMED

Fernanda Longui Lumikoski , Secretaria Municipal de Educação (SEMED), União da Vitoria, PR, Brasil

Fernanda Longui Lumikoski - Secretaria Municipal de Educação de
União da Vitoria/PR/Brasil - SEMED

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Publicado

16/09/2025

Como Citar

WOLF, V. M.; PRIGOL, E. L.; KAMPMANN, M. E. dos A. B.; ADACHESKI, A. A. D.; SILVA, C. T. da; LUMIKOSKI , F. L. Formação continuada de professoras da Educação Infantil: proposta embasada em projetos criativos ecoformadores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19654, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19654. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos