Formação continuada de professoras da Educação Infantil: proposta embasada em projetos criativos ecoformadores
Palavras-chave:
formação continuada, Educação Infantil, transdisciplinaridade, ecoformação, projetos criativos ecoformadoresResumo
A formação continuada de professores da Educação Infantil desempenha um papel essencial na qualificação das práticas pedagógicas e no aprimoramento do ensino. Este estudo objetiva propor um curso de formação continuada fundamentado nos princípios da transdisciplinaridade, ecoformação e criatividade, utilizando a metodologia dos projetos criativos ecoformadores. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e qualitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário on-line semiestruturado, aplicado a 18 professoras da rede municipal de União da Vitória – PR. A análise de conteúdo revelou uma necessidade de formação voltada à inclusão escolar, a metodologias inovadoras e ao uso de tecnologias digitais. Como resultado, elaborou-se um curso híbrido de 64 horas, articulando teoria e prática para atender às demandas docentes. O estudo reforça a importância de uma formação continuada inovadora, promovendo práticas reflexivas e contextualizadas para a Educação Infantil.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1965401
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