Trabalho educativo, tecnologias educacionais e formação humana
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.15880Palavras-chave:
Trabalho educativo, Tecnologias educacionais, Emancipação humanaResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa bibliográfica que se encontra em andamento. Para o desenvolvimento do nosso trabalho investigativo, estamos partindo da hipótese de que a tecnologia educacional é fundamental para o desenvolvimento do trabalho educativo que visa à emancipação humana. O estudo toma como pressuposto que a tecnologia sempre esteve presente no cotidiano escolar. Sua presença, porém, fica subsumida aos interesses do desenvolvimento da sociedade capitalista, expressando saberes pragmáticos e utilitaristas, reduzindo o potencial emancipador do trabalho docente. Nesse ínterim, nos perguntamos: como acumular um conhecimento crítico-dialético sob a dinâmica sócio-metabólica do capital, que promova, ainda que como possibilidade, a emancipação dos filhos e filhas da classe trabalhadora no contexto da escola pública brasileira? Os resultados preliminares apontam para a constatação de que a tecnologia educacional, embora fundamental para desenvolvimento do trabalho educativo que visa a emancipação humana, continua sendo tratada de forma mistificadora e fetichista, situando-se abstratamente no âmbito educativo como receita e remédio dos problemas educacionais complexos e que só podem ser enfrentados atacando questões estruturais e historicamente determinadas.
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