A política curricular da BNCC e seus impactos para a formação humana na perspectiva da pedagogia das competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16326

Palavras-chave:

Política educacional, BNCC, Formação humana, Pedagogia das competências

Resumo

Este artigo pretende discutir e analisar a caracterização possível do ideário de formação humana (sociabilidade) via educação escolar no contexto reformista curricular induzido pelo Estado neoliberal brasileiro, especialmente por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na perspectiva da chamada pedagogia das competências. Para tanto, o trabalho se fundamenta, analítica e criticamente, no materialismo histórico dialético como instrumento lógico de interpretação da realidade educacional brasileira para além do que é dito e difundindo para a educação escolar a partir da política da BNCC. Neste cenário, o projeto de educação e de formação humana tem sido definido pelo aparelhamento privado-empresarial do Estado e efetivado por meio das reformas curriculares em curso no país.

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Biografia do Autor

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (UFMS), Três Lagoas – MS – Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-Doutorado em Educação (UEPG).

Cezar Bueno de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR – Brasil

Professor do Curso de Graduação em Ciências Sociais, do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH/PUCPR) e Professor Visitante do Programa de Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Doutorado em Ciências Sociais (PUC-SP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Tarcísio Luiz Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (UFMS), Três Lagoas – MS – Brasil

Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado). Doutorado em Educação (UFMS/FAED).

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Publicado

01/03/2022

Como Citar

GIARETA, P. F.; LIMA, C. B. de; PEREIRA, T. L. A política curricular da BNCC e seus impactos para a formação humana na perspectiva da pedagogia das competências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0734–0750, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16326. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16326. Acesso em: 5 dez. 2024.

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