Ação docente na educação infantil

Fundamentos do trabalho educativo à luz da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16319

Palavras-chave:

Educação, Educação infantil, Professores, Histórico-cultural, Desenvolvimento humano

Resumo

A ação docente é decisiva para a o trabalho educativo na infância, portanto, este estudo tem o objetivo de discutir a relação entre o professor e a cultura elaborada, bem como a influência do conhecimento na relação pedagógica com crianças de 0 a 5 anos. O desenvolvimento humano ocorre por meio de um processo histórico-cultural e a aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio e com os outros, reforçando a necessidade de formação do professor como elemento de qualificação do trabalho pedagógico. Como metodologia optou-se pela pesquisa bibliográfica com base no Materialismo Histórico e Dialético. Os resultados indicam que a Educação Infantil como espaço do saber sistematizado tem a finalidade de promover o desenvolvimento da criança por meio de propostas intencionalmente organizadas pelo professor. Esta pesquisa corrobora, portanto, na reiteração de que o ensino é o eixo norteador para o desenvolvimento das máximas potencialidades humanas.

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Biografia do Autor

Geovana Nascimento Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Estudante especial de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Gislaine Franco de Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Princielle Souza Ignácio, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Estudante especial de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina – PR – Brasil

Docente do Departamento de Educação. Pós-Doutorado em Educação (UNESP) – Assis.

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Publicado

01/03/2022

Como Citar

CAVALCANTE, G. N.; MOURA, G. F. de; IGNÁCIO, P. S.; PASCHOAL, J. D. Ação docente na educação infantil: Fundamentos do trabalho educativo à luz da teoria histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0995–1009, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16319. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16319. Acesso em: 24 dez. 2024.

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