Psicologia histórico-cultural e educação escolar inclusiva
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DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16407Palavras-chave:
Psicologia histórico-cultural, Educação Especial, Formação do professorResumo
Considerando a importância de fundamentação teórica da prática do professor e as demandas atuais da realidade escolar, este texto tem como objetivo apresentar alguns aspectos da Psicologia Histórico-Cultural, buscando tecer reflexões acerca de possíveis contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público alvo da Educação Especial. A partir de um breve levantamento bibliográfico, com suporte sustentado teoricamente nos referenciais da Psicologia Histórico-Cultural, e ainda, alguns autores que se debruçam sobre a temática da Educação Especial e da Educação Inclusiva, o texto destaca a importância da escola enquanto espaço insubstituível na apropriação da experiência culturalmente acumulada por parte do sujeito. Por conseguinte, o papel do professor enquanto mediador e intelectual que reflete sobre sua prática intencional e planejada junto a todos os estudantes e também ao público alvo da Educação Especial e as possibilidades advindas da convivência social da diversidade no espaço escolar.
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