A MOBILIZAÇÃO DE EMOÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES QUE VIVENCIAM A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19067Palavras-chave:
Formação docente, Emoção, Autismo, Teoria histórico-culturalResumo
O estudo realizado teve como objetivo compreender o processo de mobilização de emoções em encontros de formação de educadores desenvolvidos por meio do trabalho com narrativas autobiográficas referentes à inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Esse estudo constituiu parte de uma pesquisa de doutorado caracterizada como pesquisa-formação. Foram realizados dez encontros quinzenais on-line com 29 profissionais de uma escola estadual com turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Analisando-se os dados com base no método histórico-genético e nos princípios do paradigma indiciário, observou-se que a narração das próprias vivências e a escuta de narrativas elaboradas pelos outros suscitaram emoções que mobilizaram os participantes a refletirem sobre discursos e práticas que têm causado a exclusão dos alunos com TEA no interior da escola. Desse modo, oportunizou-se aos educadores a busca de novas possibilidades de atuação no contexto escolar.
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