Sala de aula invertida e tecnologias digitais

Possibilidade didática para o ensino de ciências em uma proposta de metodologia ativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15807

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Metodologias ativas, Ensino de Ciências

Resumo

Este texto objetiva apresentar análises e reflexões sobre uma Sequência Didática (SD) desenvolvida com 25 estudantes do Ensino Médio de uma Instituição pública federal, localizada no Centro Oeste Brasileiro, durante o período de ensino remoto. Optamos por uma adaptação da Sala de Aula Invertida (SAI), alternando momentos assíncronos no Ambiente Virtual de Aprendizagem com momentos síncronos, por meio do Google Meet. Trabalhamos estratégias dialógicas visando o protagonismo estudantil, a partir de fóruns e questionamentos sobre a relação entre a veracidade de informações disseminadas na sociedade e critérios de cientificidade para identificá-la. Os estudantes foram orientados a buscar fundamentações sobre notícias veiculadas referentes ao novo Coronavírus, Sars-Cov-2. A partir da pesquisa realizada, foi possível depreender que a sequência didática estruturada permitiu criar espaços para a dialogicidade, desencadear ações de embates de ideias, refutar e argumentar informações não fidedignas e, ainda, viabilizar produções acadêmicas (por exemplo, apresentações), por parte dos estudantes.

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Biografia do Autor

Iasmim Ferreira da Silva, Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Morrinhos – GO – Brasil

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica.

Cinthia Maria Felício, Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Morrinhos – GO – Brasil

Professora, Pesquisadora e Extensionista. Doutora em Química (UFG).

Paulo Vitor Teodoro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba – MG – Brasil

Professor, Pesquisador e Extensionista da UFU. Doutorado em Educação em Ciências (UnB).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

SILVA, I. F. da; FELÍCIO, C. M.; TEODORO, P. V. Sala de aula invertida e tecnologias digitais: Possibilidade didática para o ensino de ciências em uma proposta de metodologia ativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1387–1401, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15807. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15807. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos