Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14788

Palavras-chave:

Pandemia Covid-19, Escola, Mediação tecnológica

Resumo

A pandemia da Covid-19 provocou no Brasil e no mundo mudanças repentinas nos campos social, político, econômico e educacional. Dentre as medidas implementadas, o isolamento social implicou no fechamento das escolas, que passaram a ser desafiadas a assumirem o ensino remoto emergencial, mediado pelas tecnologias digitais. Nesse sentido, pretendeu-se com este estudo verificar como a escola pode cumprir a sua função político-social no contexto da crise da pandemia. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que envolveu o uso de dados secundários e empíricos da Unesco e, ainda, a realização de um levantamento que mapeou a maneira como os estados no Brasil estão conduzindo as atividades escolares. Os resultados atestam que a pandemia da Covid-19 exerce impactos diferenciados na vida social e que a oferta do ensino remoto pelos estados tem sido encaminhada por meio de diferentes propostas; entretanto, verificou-se que, de modo geral, as iniciativas governamentais não têm promovido efetivamente a participação da comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Doutorado em Educação (UFMG).

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (UL) e Universidade de São Paulo (USP).

Durcelina Ereni Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG

Professora do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência (FaE/UFMG). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

ARRUDA, E. P.; GOMES, S. dos S.; ARRUDA, D. E. P. Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1730–1753, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.14788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14788. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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