“Operação Sanduíche”

Metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.15540

Palavras-chave:

Contabilidade gerencial, Aprendizagem, Metodologia ativa, Competências

Resumo

Este estudo objetivou descrever a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais, por meio do experimento “Operação Sanduíche”, aplicado na disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade Gerencial, do último semestre de Ciências Contábeis, entre 2018 e 2019. Consideraram-se as seguintes etapas da Contabilidade Gerencial: planejamento e orçamento; produção e cálculo do custo e da precificação de sanduíches naturais; venda; e análise de desempenho. As bases foram a prática e a análise de percepções, mediante levantamento junto aos estudantes, os quais evidenciaram ser possível desenvolver competências e habilidades quanto aos aspectos contábil, financeiro, de influenciar pessoas, negócios, liderança, ética, integridade e profissionalismo; e reduzir a lacuna entre a teoria e o universo profissional. Este estudo apresentou uma metodologia ativa de aprendizagem para ser utilizada na formação de contadores gerenciais, possibilitando que o docente aplique atividades que aproximem o estudante do mundo prático e profissional.

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Biografia do Autor

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade. Doutorado em Economia do Desenvolvimento (UFRGS). Pós-Doutorado em Empreendedorismo e Inovação (Universidade do Porto, Portugal).

Ivy Lima Prietto Von Kurrle Carraro , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

CARRARO, W. B. W. H.; CARRARO , I. L. P. V. K. “Operação Sanduíche”: Metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2596–2613, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.15540. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15540. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos