Saúde, fake news e a docência na formação profissional e tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15312

Palavras-chave:

Saúde, Fake News, Metodologias ativas, Educação Profissional e Tecnológica, Docência

Resumo

O presente artigo buscou, através de uma revisão de literatura, apresentar o avanço das fake news e como a desinformação e a falta de conhecimento prévio afetam a rotina dos indivíduos e interferem na saúde da população. Embora disciplinas da saúde não componham o currículo de muitos cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), é importante problematizar como determinados eventos interferem na comunidade escolar e de que maneira a escola e o docente podem utilizar uma fake news de forma didática junto ao conhecimento científico, com o intuito de formar cidadãos com novas competências e habilidades tão requisitadas pelo mercado de trabalho atualmente. A inquietação surge no momento de pandemia em que, mundialmente, as pessoas estão aprendendo a conviver com uma nova rotina imposta pela COVID-19. Partimos dessa contextualização para propor a epistemologia da metodologia ativa, baseada em projetos, que considera como pressupostos da aprendizagem situações reais, tendo por contexto a vida e os acontecimentos, e isso permite ao aluno a pesquisa e reflexão, levando ao desenvolvimento de novas competências e habilidades.

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Biografia do Autor

Edilaine Cristina de Melo Kawachi, Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Pouso Alegre – MG – Brasil

Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Ariadne Ecar, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo - SP – Brasil

Professora Colaboradora. Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Universidade Ibirapuera. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação. Pós-doutorado (IEA-USP).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

KAWACHI, E. C. de M.; ECAR, A. Saúde, fake news e a docência na formação profissional e tecnológico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1327–1340, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15312. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15312. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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Artigos teóricos

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