O uso de ferramentas de gestão de dados on-line em dispositivos móveis: uma perspectiva interativa na gestão da avaliação da aprendizagem escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11066

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Avaliação formativa, Aprendizagem on-line, Literacia digital, Cultura digital, Aplicativos.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar como os dispositivos móveis, por meio de aplicativo de gestão de dados on-line, podem beneficiar o professor na avaliação da aprendizagem de seus alunos. Para tanto, optou-se pelo método de pesquisa-ação, aplicado em uma escola privada do município de São Paulo, com professores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e observação dos alunos em situações avaliativas com dispositivos móveis. Verifica-se como resultado que o uso do aplicativo de gestão de dados contribui para o monitoramento e regulação da aprendizagem do aluno, porém, requer a instrumentalização e engajamento do professor, além de ambiente escolar com acesso à rede de Internet sem fio e a disponibilidade de dispositivos móveis, seja do aluno ou da instituição.

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Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Educação (PPGE) e na Graduação em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Moody College of Communication da University of Texas at Austin (EUA) e no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em Televisão Digital pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É líder do Smart Media & Users, cadastrado no diretório de grupos de pesquisas do CNPq. É coordenador do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom. Atua na área de Comunicação e Informação, tendo como principais temas em ensino, pesquisa e extensão comportamento e cultura digital, novas mídias e literacias digitais.

Claudia Valeria Okayama, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

ANGELUCI, A. C. B.; OKAYAMA, C. V. O uso de ferramentas de gestão de dados on-line em dispositivos móveis: uma perspectiva interativa na gestão da avaliação da aprendizagem escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 388–403, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11066. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11066. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos