FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18592

Palavras-chave:

Clube de Ciências, Formação Docente, Desenvolvimento Profissional, Pesquisa Narrativa, Iramuteq

Resumo

A formação no contexto do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA) tem contribuído com a Educação Básica e Superior. Assumimos a Pesquisa Narrativa, discutindo testemunhos e memórias de professores egressos, objetivando compreender a relação de princípios formativos do CCIUFPA e o desenvolvimento profissional docente. As informações foram obtidas por meio do Dispositivo Ativador de Memória (DAM) e para análise fizemos uso da Análise Textual Discursiva associada ao software IRAMUTEQ. Foram evidenciados como princípios formativos o ambiente democrático, aprender fazendo, protagonismo na aprendizagem e envolvimento pessoal que reverberam em desenvolvimento de habilidades científicas, pedagógicas e outras necessárias à ampliação e fortalecimento da expertise dos professores. Entretanto, o professor precisa estar aberto e disposto a adotar novas formas de ensinar e aprender, considerando os saberes humanísticos, a reflexão da prática, as bases teóricas, as posturas e autoavaliações como constituintes para as transformações.

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Biografia do Autor

Cleide Maria Velasco Magno, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA – Brasil.

Doutora (2023) e Mestre (2017) em Educação em Ciências e Matemáticas formada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA); Licenciada em Educação Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens (FEMCI/IEMCI/UFPA) (2014). Foi docente substituta da UFPA, lotada no IEMCI; Docente colaboradora da Pós-Graduação da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ) e da Faculdade Integrada Ipiranga. Foi docente da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Foi participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (GECTSA); Grupo de Estudos Educação Patrimonial Ambiental (GEPAM). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa (Trans)formação; Participou dos Projetos de Pesquisa do IEMCI/UFPA - AMAR/OBEDUC; CLUBES DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: aspectos históricos e epistemológicos da formação de professores e da iniciação científica infanto-juvenil; ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA e O WEBQUEST NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: o exercício do planejamento coletivo de metodologias ativas via internet. Tem experiência na área de Ciências, Matemáticas e Linguagens, anos iniciais e EJA, no ensino fundamental e no ensino superior na Formação de Professores. Desenvolveu atividades no Laboratório de Ensino de atividades lúdicas - LUDLAB/IEMCI/UFPA e entre os interesses estão a Formação de Professores, a Pesquisa Narrativa, o uso do Software IRAMUTEQ e Clubes de Ciências.

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA – Brasil.

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); Licenciatura em História Natural pela mesma Universidade (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa "Ensino, Avaliação e Formação de Professores". É professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em 1979, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição (iniciação à docência desde o início da graduação) e a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. É pesquisadora na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGECM), de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA, por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordenou o POLO ACADÊMICO UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, de 2010 a 2016, reassumindo este cargo em 2021. Foi coordenadora do Mestrado Profissional DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS (PPGDOC), de 2014 a 2019. É docente e orientadora de mestrado e doutorado nos três PPG supracitados.

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

MAGNO, C. M. V.; GONÇALVES, T. V. O. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024070, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18592. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18592. Acesso em: 8 dez. 2024.