FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18592Palavras-chave:
Clube de Ciências, Formação Docente, Desenvolvimento Profissional, Pesquisa Narrativa, IramuteqResumo
A formação no contexto do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA) tem contribuído com a Educação Básica e Superior. Assumimos a Pesquisa Narrativa, discutindo testemunhos e memórias de professores egressos, objetivando compreender a relação de princípios formativos do CCIUFPA e o desenvolvimento profissional docente. As informações foram obtidas por meio do Dispositivo Ativador de Memória (DAM) e para análise fizemos uso da Análise Textual Discursiva associada ao software IRAMUTEQ. Foram evidenciados como princípios formativos o ambiente democrático, aprender fazendo, protagonismo na aprendizagem e envolvimento pessoal que reverberam em desenvolvimento de habilidades científicas, pedagógicas e outras necessárias à ampliação e fortalecimento da expertise dos professores. Entretanto, o professor precisa estar aberto e disposto a adotar novas formas de ensinar e aprender, considerando os saberes humanísticos, a reflexão da prática, as bases teóricas, as posturas e autoavaliações como constituintes para as transformações.
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