FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18592Palavras-chave:
Clube de Ciências, Formação Docente, Desenvolvimento Profissional, Pesquisa Narrativa, IramuteqResumo
A formação no contexto do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA) tem contribuído com a Educação Básica e Superior. Assumimos a Pesquisa Narrativa, discutindo testemunhos e memórias de professores egressos, objetivando compreender a relação de princípios formativos do CCIUFPA e o desenvolvimento profissional docente. As informações foram obtidas por meio do Dispositivo Ativador de Memória (DAM) e para análise fizemos uso da Análise Textual Discursiva associada ao software IRAMUTEQ. Foram evidenciados como princípios formativos o ambiente democrático, aprender fazendo, protagonismo na aprendizagem e envolvimento pessoal que reverberam em desenvolvimento de habilidades científicas, pedagógicas e outras necessárias à ampliação e fortalecimento da expertise dos professores. Entretanto, o professor precisa estar aberto e disposto a adotar novas formas de ensinar e aprender, considerando os saberes humanísticos, a reflexão da prática, as bases teóricas, as posturas e autoavaliações como constituintes para as transformações.
Downloads
Referências
ALVES, Wanderson Ferreira. A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 263-280, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/vmVw9dNw3dyZdTb36WMCJVG/?format=pdf. Acesso em: 18 maio 2023.
BASTOS, Manoel de Jesus. Organização do Sistema Educacional Brasileiro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [S. l.], 5ano 02, v. 01, p 277-286, 2017. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/organizacao-sistema-educacional, DOI:10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/organizacao-sistema-educaciona. Acesso em: 20 ago. 2023.
BRASIL. Resolução Nº 510/2016. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 13 nov. 2023.
BRASIL. Proposta de novas normas para a formação do professor avança. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/bnc-professor. Acesso em: 16 jul. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2/2019. Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC- Formação). Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 13 nov. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br. Acesso em: 20 fev. 2023.
CAMARGO, Brígido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software IRAMUTEQ. (Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) Laboratório da psicologia da comunicação e cognição (LACCOS) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2021. Disponível em: http://www.IRAMUTEQ.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 10 jan. 2021.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia, MG: EDUFU. 2015.
CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da. A Integração das Artes na Formação Docente para a Educação Básica no Brasil e na Espanha. 2020. 238 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, 2020.
DHOME, Vânia. Atividades Lúdicas na Educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FARIA, Samantha Lira Beltrão de; SILVA, Roberto Ribeiro da. Clube de Ciências: uma aventura científica na escola. São Paulo: Editora Dialética, 2022. 144p.
FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997.
FUSARI, José Cerchi. A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar. Série Ideias, São Paulo, n. 16, 1993. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/construcao_proposta_educacional_trabalho_coletivo.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
GEISELMAN, Edward; FISHER, Ronald Philipi. Interviewing Witnesses and Victims. University of California, Los Angeles & Florida International University. To appear. In: Yves, Michel St. (ed.). Investigative Interviewing: Handbook of Best Practices. Toronto: Thomson Reuters Publishers, 2014.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Metodologia da Convergência: Indivíduo, Conhecimento e Realidade - uma proposta para formação de professores de ciências. 1981. 233 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1981.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores: marcas da diferença. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução: Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.
LAMPERT, Ernâni. O Ensino com Pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na Universidade Brasileira. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 131-150, jan./jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439. Acesso em: 10 nov. 2023.
MAGNO, Cleide Maria Velasco; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Princípios Formativos do Clube de Ciências da UFPA: Testemunhos e Memórias de Egressos. p. 149-172. In: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; ARAUJO, Rafaela Lebrego; NUNES, João Batista Mendes (org.). Clube de Ciências da UFPA: aprendizagens entrelaçadas de docência e iniciação científica vivenciadas na experiência coletiva. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021. ISBN: 978-85-5563-103-6.
MAGNO, Cleide Maria Velasco; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Entrevista Cognitiva Associada a Caixa de Memória: Contribuições Para a Pesquisa Narrativa com o Uso de Testemunhos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 23, e42922, p. 1-27, 2023a. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/43922. Acesso em: 12 ago. 2023.
MAGNO, Cleide Maria Velasco; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. O testemunho em pesquisa narrativa e a análise textual discursiva associada ao IRAMUTEQ. Amazônia (UFPA), [S. l.], v. 19, p. 18-34, 2023b. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12980. Acesso em: 10 ago. 2023.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 3. ed. rev. e ampl. 2016. 264 p. (Coleção Educação em Ciências).
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128 p.
NOGUEIRA, Lionilda Mágueda Évora de Sá. O ensino de qualidade e as implicações na formação de professores. Revista Científica Vozes dos Vales, [S. l.], n. 6, 2014. ISSN: 2238-6424. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/vozes. Acesso em: 23 jul. 2023.
PIERRON, Jean-Philippe. Transmissão: uma filosofia do testemunho. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola. 2010.
PRIOSTE, Cláudia. Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e220336, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SWXzFfpTCnLsHXYDc755gjF/. Acesso em: 12 ago. 2023.
ROGERS, Carl Ranson. ROSENBERG, Rachel. A pessoa como centro. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
ROSITO, Berenice Alvares; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Conversas sobre Clubes de Ciências. Porto Alegre, RS: EDIPURCS, 2020.
SALVIATI, Maria Elisabeth. Manual do Aplicativo IRAMUTEQ (versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3): compilação, organização e notas. Planaltina. 2017. Disponível em: http://www.IRAMUTEQ.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-IRAMUTEQ-parmaria-elisabeth-salviati/view. Acesso em: jan. 2021.
SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vitor Fabrício. Alfabetização Científica na Prática: inovando a forma de ensinar física. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 108p. (Coleção professor inovador).
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Donald A. Schön. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 256 p.
SOUZA, Denise Trento Rebello. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 477-492, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/CNCtVGSSmZCZpcnrfnbByyr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2023.
TOMIO, Daniela; SCHROEDER, Edson; CONZATTI, Cintia; HAMANN, Bruna; PEDRON, Natalia Bagatolli. Os Clubes de Ciências como contextos de formação inicial docente: contribuições a partir da produção científica de um coletivo PIBID. Colloquium Humanarum, [S. l.], v. 17, 397–416. 2020. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3674. Acesso em: 26 jun. 2023.
TORRES, Luana dos Santos; CORRÊA, Vanisse Simone Alves. A Importância do Brincar na Educação Infantil. Revista ContempoArtes, [S. l.], 2020. Disponível em: https://revistacontemporartes.com.br/2020/07/21/a-importancia-do-brincar-na-educacao-infantil/. Acesso em: 20 jan. 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cleide Maria Velasco Magno, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.