O que pode um currículo? Breve ensaio sobre o currículo em imanência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15689

Palavras-chave:

Educação, Nomadismo curricular, Necropolítica, Afetos

Resumo

Este artigo, escrito a partir de discussões e leituras entre os autores, membros do grupo de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividades (GPECS/CNPq/UFS), e desenvolvido através da dissertação de Mestrado de um dos autores, propõe uma reflexão sobre aspectos da teoria de Baruch de Spinoza para compor diferentes modos de educar. Busca-se considerar um currículo que extrapole os modelos tradicionais, e que esteja comprometido em produzir uma educação potencializada por afetos alegres. Neste sentido perguntamos: o que pode um currículo? Para pensar sobre esta questão, iremos utilizar os resultados sistematizados de uma pesquisa de experimentações curriculares, realizada durante quase três anos, em uma escola localizada no estado de Sergipe. Além Spinoza, traremos no referencial teórico conceitos de Gilles Deleuze e Félix Guattari e a ideia de nomadismo curricular de Sandra Mara Corazza. Com essa articulação, buscamos demonstrar alguns princípios e práticas que convergem à uma educação amorosa, composta por afetos alegres, capaz de aumentar a potência e a intensidade do pensamento e da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação Básica (UNISINOS).

Camilo Catanhede, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e subjetividades. GPECS/CNPq/UFS.

Luana Fusaro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e subjetividades. GPECS/CNPq/UFS.

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

FELDENS, D. G.; CATANHEDE, C.; FUSARO, L. O que pode um currículo? Breve ensaio sobre o currículo em imanência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2826–2851, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.15689. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15689. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos