Narrativa visual: mediação de leitura na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13624

Palavras-chave:

Mediação, Leitura literária, Educação infantil

Resumo

Com a meta de contribuir para os processos de letramento de crianças de 4 anos, investiga-se peculiaridades acerca do modo como leem a narrativa visual “Ladrão de galinha”, de Béatrice Rodriguez. A pesquisa tem abordagem qualitativa e exploratória e parte da seleção e análise de um título integrante do acervo de Educação Infantil do PNBE/2014, seguida de construção e vivência coletiva de proposta de mediação de leitura, a fim de analisar como as crianças pequenas atuam no processo de construção de sentido de narrativas visuais, em situações de mediação planejadas. Como resultados do estudo, apontamos contribuições da leitura literária do livro de imagens no cotidiano escolar de crianças em idade pré-escolar. As crianças complementam, convergem, divergem, expressam suas opiniões, quer seja pela fala ou por outras formas de expressão. O livro de imagens mostrou-se valioso objeto cultural que contribui para a promoção da interação e da autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Lazzari Lorenzet, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Linguística e Letras (PUCRS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente – SP

Livre-docente. Doutorado em Letras (UNESP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 1: Introdução; Volume 2: Formação pessoal e social; Volume 3: Conhecimento de mundo. Brasília, 1998.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/biblioteca-da-escola-historico. Acesso em: 14 set. 2015.

OLIVEIRA, R. Pelos jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

PAIVA, A.; SOARES, M. Introdução. PNBE na escola: literatura fora da caixa. Guia 1 / Ministério da Educação; elaborada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15609-guia-ei-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 abr. 2018.

RODRIGUEZ, B. Ladrão de galinha. São Paulo: Escala Educacional, 2009.

Publicado

21/10/2021

Como Citar

LORENZET, F. L.; RAMOS, F. B.; SOUZA, R. J. de. Narrativa visual: mediação de leitura na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2609–2629, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13624. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13624. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos