Jogos de tabuleiro: recurso lúdico na aprendizagem de crianças em situação de vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13660

Palavras-chave:

Jogos de tabuleiro, Aprendizagem, Vulnerabilidade social

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Teve como objetivo geral observar e analisar o uso do jogo de tabuleiro no processo de apropriação de habilidades relacionadas à leitura e escrita de crianças em situação de vulnerabilidade social. A presente pesquisa se realizou em uma Organização da Sociedade Civil do interior do estado de São Paulo. Foram participantes deste estudo quatorze meninas de sete a dez anos de idade que frequentavam a referida organização. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa participante, se valeu dos procedimentos de observação, entrevista e avaliação pedagógica. Contou com três etapas: 1. Sondagem inicial; 2. Intervenção com jogos de tabuleiro; 3. Finalização. Os resultados mostraram um ganho de habilidades ao processo de aquisição de leitura e escrita, visto que a aplicação das avaliações demonstrou que todas as meninas ganharam habilidades de escrita novas possivelmente por influência do jogo.

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Biografia do Autor

Talita Silva Perussi Vasconcellos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP

Professora do Departamento de Psicologia. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

VASCONCELLOS, T. S. P.; ORLANDO, R. M. Jogos de tabuleiro: recurso lúdico na aprendizagem de crianças em situação de vulnerabilidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2630–2647, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13660. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13660. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos