Afirmações dos estudantes sobre gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal De Sergipe e na Universidade da Madeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15688

Palavras-chave:

Educação, Diversidade, Gênero, Academia

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da categoria de gênero, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal), e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil), sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram semelhança nos dois contextos estudados, relativamente ao conhecimento do conceito gênero. Porém, divergem relativamente ao envolvimento em conversas e debates sobre o tema no meio acadêmico. São os ex-estudantes da UFS os mais participativos e os ex-estudantes da UMa os que afirmam nunca ter participado. Os ex-estudantes dos dois contextos referem também que o tema gênero é tabu e que existe ainda preconceito social na sua discussão. Os ex-estudantes das duas universidades estudadas consideram que a abordagem, o envolvimento e a discussão deste tema melhoram o autoconhecimento, a afirmação pessoal em sociedade, sendo por esse motivo um tema educacional a trabalhar na academia.

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Biografia do Autor

José Paulo Gomes Brazão, Universidade da Madeira (UMa), Funchal

Professor e Investigador sénior na área científica de Inovação Pedagógica. Membro Associado do Centro de Investigação em Educação.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professor do Departamento de Educação e da Pós-graduação em Educação. Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

BRAZÃO, J. P. G.; DIAS, A. F. . Afirmações dos estudantes sobre gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal De Sergipe e na Universidade da Madeira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.15688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15688. Acesso em: 30 nov. 2021.