Quo vadis, Doutorado profissional (DP)?
Análises e exemplos com amparo da didática profissional
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16051Palavras-chave:
Doutorado profissional, Doutorado acadêmico, Aprendizagem e competência profissional, Didática ProfissionalResumo
A variante do “Ph.D.” (Philosophiae Doctor), denominada de Doutorado Profissional, se estabeleceu como noção e gênese no locus acadêmico em resposta assíncrona da Universidade diante de um amplo espectro de desafios e críticas levantadas por uma sociedade cada vez mais permeada por necessidades envolvendo conhecimentos técnicos e científicos especializados, bem como conhecimentos e habilidades profissionais cada vez mais robustas, no sentido de responder aos desafios correspondentes para determinado campo profissional. Nesse sentido, o presente trabalho discute um processo evolutivo sobre a noção de Doutorado Profissional, mediante um exame necessário dos conhecimentos profissionais, por vezes pragmáticos e que, de alguma forma, requerem determinados paradigmas, visando seu reconhecimento pela academia. Em seguida, com o amparo dos pressupostos da Didática Profissional, apresenta algumas implicações que permitem estabelecer um protocolo de validação de conhecimentos originados em Produtos Educacionais.
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