Quo vadis, Doutorado profissional (DP)?

Análises e exemplos com amparo da didática profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16051

Palavras-chave:

Doutorado profissional, Doutorado acadêmico, Aprendizagem e competência profissional, Didática Profissional

Resumo

A variante do “Ph.D.” (Philosophiae Doctor), denominada de Doutorado Profissional, se estabeleceu como noção e gênese no locus acadêmico em resposta assíncrona da Universidade diante de um amplo espectro de desafios e críticas levantadas por uma sociedade cada vez mais permeada por necessidades envolvendo conhecimentos técnicos e científicos especializados, bem como conhecimentos e habilidades profissionais cada vez mais robustas, no sentido de responder aos desafios correspondentes para determinado campo profissional. Nesse sentido, o presente trabalho discute um processo evolutivo sobre a noção de Doutorado Profissional, mediante um exame necessário dos conhecimentos profissionais, por vezes pragmáticos e que, de alguma forma, requerem determinados paradigmas, visando seu reconhecimento pela academia. Em seguida, com o amparo dos pressupostos da Didática Profissional, apresenta algumas implicações que permitem estabelecer um protocolo de validação de conhecimentos originados em Produtos Educacionais.

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Biografia do Autor

Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) Fortaleza – CE – Brasil

Professor Titular do departamento de Matemática e Física. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – PQ2 (2020 – 2023). Coordenador doutorado RENOEN – POLO – IFCE. Doutorado em Educação (UFC).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

ALVES, R. V. Quo vadis, Doutorado profissional (DP)? : Análises e exemplos com amparo da didática profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1755–1784, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16051. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16051. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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