Síndrome de Burnout em estudantes de medicina de uma universidade federal em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14849

Palavras-chave:

Estudantes de medicina, Esgotamento acadêmico, Burnout, Brasil

Resumo

A Síndrome de Burnout é uma condição psicológica que afeta principalmente profissionais da área da saúde, incluindo os médicos, podendo começar durante o período de graduação do estudante. O estudo teve como objetivo analisar a Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina de uma universidade federal no estado de São Paulo. Foram entrevistados 94 estudantes entre o 1o e 4o ano do curso de medicina com a utilização do questionário Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS). A coleta via questionário consistiu em 15 questões que se subdividem em três sub escalas: Exaustão Emocional (EE) (5 itens); Descrença (DE) (4 itens) e Eficácia Profissional (EP) (6 itens). Da amostra, 23,4% (n = 22) dos estudantes enquadravam-se no critério de diagnóstico tridimensional do Burnout. A estrutura didática pedagógica utilizada no curso pode ter influência nos resultados do Burnout dos estudantes, proporcionando a oportunidade de investigação para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Leonardo Maso Nassar, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Doutorando em Administração de Organizações.

Jorge Luiz Sanchez Arevalo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS – Brasil

Professor. Departamento de Administração. Doutorado em Educação (FEAP-USP).

João Luiz Passador, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Professor. Departamento de Administração. Doutorado em Administração de Empresas (FGV).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

MASO NASSAR, L.; AREVALO, J. L. S.; PASSADOR, J. L. Síndrome de Burnout em estudantes de medicina de uma universidade federal em São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1279–1292, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.14849. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14849. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos