Síndrome de Burnout em estudantes de medicina de uma universidade federal em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14849Palavras-chave:
Estudantes de medicina, Esgotamento acadêmico, Burnout, BrasilResumo
A Síndrome de Burnout é uma condição psicológica que afeta principalmente profissionais da área da saúde, incluindo os médicos, podendo começar durante o período de graduação do estudante. O estudo teve como objetivo analisar a Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina de uma universidade federal no estado de São Paulo. Foram entrevistados 94 estudantes entre o 1o e 4o ano do curso de medicina com a utilização do questionário Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS). A coleta via questionário consistiu em 15 questões que se subdividem em três sub escalas: Exaustão Emocional (EE) (5 itens); Descrença (DE) (4 itens) e Eficácia Profissional (EP) (6 itens). Da amostra, 23,4% (n = 22) dos estudantes enquadravam-se no critério de diagnóstico tridimensional do Burnout. A estrutura didática pedagógica utilizada no curso pode ter influência nos resultados do Burnout dos estudantes, proporcionando a oportunidade de investigação para estudos futuros.
Downloads
Referências
ALMEIDA, G. C. et al. The prevalence of burnout syndrome in medical students. Archives Clinical Psychiatry, v. 43, n. 1, p 6-10, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832016000100006. Acesso em: 09 mar. 2021.
CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory – StudentSurvey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros. Psico-USF, v. 11, n. 2, p. 167-173, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000200005. Acesso em: 09 mar. 2021.
COSTA, E. F. O. et al. Burnout Syndrome and associated factors among medical students: a cross-sectional study. Clinics, v. 67, n. 6, p. 573-579, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-59322012000600005. Acesso em: 09 mar. 2021.
DECAPORALE-RYAN, L. et al. Addressing Skilled Nursing Facilities' COVID-19 Psychosocial Needs Via Staff Training and a Process Group Intervention. American Journal of Geriatric Psychiatry, v. 28, n. 8, p. 894-895, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7189870/. Acesso em: 09 mar. 2021.
DYRBYE, L. N. et al. Burnout and suicidal ideation among U.S. medical students. Annals Internal Medicine, v. 5, n. 149, p. 334-341, 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18765703/. Acesso em: 09 mar. 2021.
FARES, J. et al. Stress, burnout and coping strategies in preclinical medical students. North American Journal of Medical Sciences, v. 2, n. 8, p. 75-81, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27042604/. Acesso em: 09 mar. 2021.
KOH, G. C. et al. The effects of problem-based learning during medical school on physician competency: a systematic review. Canadian Medical Association Journal, v. 178, n. 1, p. 34-41, 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18166729/. Acesso em: 09 mar. 2021.
MASLACH, C.; SCHAUFELI, W. B.; LEITER, M. P. Job burnout. Annual Review of Psychology, v. 52, n. 1, p. 397-422, 2001. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.psych.52.1.397. Acesso em: 09 mar. 2021.
MATHESON, K. M. et al. Experiences of Psychological Distress and Sources of Stress and Support during Medical Training: A Survey of Medical Students. Academic Psychiatry, v. 40, n. 1, p. 63-68, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26223316/. Acesso em: 09 mar. 2021.
NASSAR, L. M.; ANDRADE, A. M. F.; ARÉVALO, J. L. S. Síndrome de burnout em estudantes de graduação dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia e psicologia no Brasil: uma revisão do panorama brasileiro. Revista de atenção à Saúde, v. 16, n. 57, p. 98-109, 2018. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5316. Acesso em: 09 mar. 2021.
NASSAR, L. M.; JÚNIOR, G. A. P.; PORTO, G. S. Inovação para redução da síndrome de Burnout em estudantes e profissionais da medicina: uma revisão sistemática da literatura. RACEF – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 9, n. 3, p. 1-11, 2018. Disponível em: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/440. Acesso em: 09 mar. 2021.
PAGNIN, D.; QUEIROZ, V. Influence of burnout and sleep difficulties on the quality of life among medical students. Springerplus, v. 4, n. 676, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4635110/. Acesso em: 09 mar. 2021.
PAGNIN, D. et al. The relation between burnout and sleep disorders in medical students. Academic Psychiatry, v. 38, n. 4, p. 438-444, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24683060/. Acesso em: 09 mar. 2021.
PAGNIN, D. et al. Burnout and career choice motivation in medical students. Medical Teaching, v. 35, n. 5, p. 388-394, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23458255/. Acesso em: 09 mar. 2021.
PARO, H. B. et al. Empathy among medical students: is there a relation with quality of life and burnout? PLoS One, v. 9, n. 4, e94133, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24705887/. Acesso em: 09 mar. 2021.
SHANAFELT, T. D. et al. Burnout and satisfaction with work-life balance among US physicians relative to the general US population. Archives of Internal Medicine, v. 172, n. 18, p. 1377-1385, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22911330/. Acesso em: 09 mar. 2021.
WEN, L. S. et al. Implementation of small group reflection rounds at an emergency medicine residency program. Canadian Journal of Emergency Medicine, v. 15, n. 3, p. 175-177, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23663465/. Acesso em: 09 mar. 2021.
WOLF, M. R.; ROSENSTOCK, J. B. Inadequate Sleep and Exercise Associated with Burnout and Depression among Medical Students. Academic Psychiatry, v. 2, n. 1, p. 174-179, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26976402/. Acesso em: 09 mar. 2021.
WOLFF, M. et al. Not another boring lecture: engaging learners with active learning techniques. Journal of Emerging Medicine, v. 48, n. 1, p. 85-93, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25440868/. Acesso em: 09 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Maso Nassar, Jorge Luiz Sanchez Arevalo, João Luiz Passador
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.