ARGUMENTOS TEÓRICOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, E DIDÁTICA PROFISSIONAL, E CONVERGÊNCIAS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18877Palavras-chave:
Didática Profissional, Formação de Professores, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Políticas Públicas Educacionais, Educação MatemáticaResumo
O texto, de pós-doutorado, versa sobre Didática Profissional (DP), vertente francesa neófita no âmbito nacional e Formação de Professores, discutida nacionalmente e internacionalmente. Tem como objetivo apresentar contribuições da Didática Profissional à Formação de Professores que Ensinam Matemática (FoPEM) e relacionar às Políticas Públicas Educacionais. A DP surge na França nos idos de 1990, com objetivo de analisar o a formação de competências de professores diante do seu ambiente profissional e da sua formação. Contemporaneamente, pesquisas relacionadas a formação têm sido objeto de debates de amplas reformulações nacionais, pensa-se no reconhecimento da FoPEM como um elemento fundamental à área Educação Matemática. Com esta finalidade, realizou-se revisão bibliográfica, não exaustiva, para consubstanciar possibilidades de pesquisa para área. Considera-se relevante, como contribuição à área diante de aproximações vinda da DP, e estudos sobre Políticas Públicas Educacionais vigentes, ampliam a discussão, para fomentar e estimular pesquisas que possam fortalecer a FoPEM.
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