ARGUMENTOS TEÓRICOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, E DIDÁTICA PROFISSIONAL, E CONVERGÊNCIAS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18877

Palavras-chave:

Didática Profissional, Formação de Professores, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Políticas Públicas Educacionais, Educação Matemática

Resumo

O texto, de pós-doutorado, versa sobre Didática Profissional (DP), vertente francesa neófita no âmbito nacional e Formação de Professores, discutida nacionalmente e internacionalmente. Tem como objetivo apresentar contribuições da Didática Profissional à Formação de Professores que Ensinam Matemática (FoPEM) e relacionar às Políticas Públicas Educacionais. A DP surge na França nos idos de 1990, com objetivo de analisar o a formação de competências de professores diante do seu ambiente profissional e da sua formação. Contemporaneamente, pesquisas relacionadas a formação têm sido objeto de debates de amplas reformulações nacionais, pensa-se no reconhecimento da FoPEM como um elemento fundamental à área Educação Matemática. Com esta finalidade, realizou-se revisão bibliográfica, não exaustiva, para consubstanciar possibilidades de pesquisa para área. Considera-se relevante, como contribuição à área diante de aproximações vinda da DP, e estudos sobre Políticas Públicas Educacionais vigentes, ampliam a discussão, para fomentar e estimular pesquisas que possam fortalecer a FoPEM.

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Biografia do Autor

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador – BA – Brasil.

Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador – BA – Brasil. Professora Adjunta da UNEB DEDCVIII Colegiado de Matemática.

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), Fortaleza – CE – Brasil.

Doutorado com ênfase no ensino de Matemática, Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Titular Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), Ceará, Fortaleza, Brasil. Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará IFCE. Bolsista produtividade CNPq – PQ2 (2020-2026). Coordenador acadêmico polo de doutorado - RENOEN/IFCE.. Av. Treze de Maio, Fátima, Fortaleza, CE – Brasil, CEP 60040-531. 

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Arquivos adicionais

Publicado

24/07/2024

Como Citar

SANTOS, M. A. dos; ALVES, F. R. V. ARGUMENTOS TEÓRICOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, E DIDÁTICA PROFISSIONAL, E CONVERGÊNCIAS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024093, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18877. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18877. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos