AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE E OS RESULTADOS ESCOLARES EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DO CONTEXTO DO ESTADO DO MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18824

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Trabalho docente, Esforço docente, Formas de vínculo, Políticas educacionais regionais

Resumo

Buscamos compreender possíveis relações entre o trabalho docente e os resultados de qualidade obtidos através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Ensino Médio da rede estadual do Mato Grosso (MT). Utilizamos metodologia mista coletando dados educacionais do sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), legislações vigentes cotejadas com pesquisas já realizadas. Os resultados mostraram que o número de professores contratados na rede estadual do MT é superior aos efetivos. Os dados indicaram que condições de menor esforço docente, caracterizadas a partir de números de alunos e etapas atendidas, horas de trabalho e quantidade de escolas, podem influenciar nos resultados obtidos pelos estudantes. Os resultados deste estudo podem promover discussões no contexto das secretarias de educação, avaliando possibilidades para melhorar as condições de trabalho dos professores, assim como a necessidade de ampliação do quadro efetivo.

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Biografia do Autor

Adriana Ester Reichert Palú, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UFPR.

Andrea Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), atua no Núcleo de Pesquisa de Políticas Educacionais (NUPE) - UFPR.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

PALÚ, A. E. R.; GOUVEIA, A. B. AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE E OS RESULTADOS ESCOLARES EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DO CONTEXTO DO ESTADO DO MATO GROSSO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024122, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18824. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18824. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos