A história e filosofia da ciência na educação básica brasileira: por um processo de construção do conhecimeno científico na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.14072

Palavras-chave:

História, Filosofia, Ciência, Ensino aprendizagem, Educação básica

Resumo

As relações entre as ciências, o contexto histórico de sua produção e as concepções filosóficas vigentes em uma determinada época se tornam visíveis ao considerar a história da ciência. Pois ela mostra os vínculos entre a história em sentido amplo, quer dizer, história política, econômica, cultural e social, com as próprias ciências e com a filosofia da ciência. Esse artigo busca discutir a história e filosofia da ciência na educação básica, seus limites e possibilidades. Como a educação básica vem abordando a ciência na escola; como a formação de professores está trabalhando com futuros docentes a ciência na escola; como está colocada a história e filosofia da ciência nos currículos de formação de professores e na educação básica, como as áreas conversam e compartilham da história e filosofia da ciência quando da construção do conhecimento e de saberes. Se propõe a resgatar a história e filosofia da ciência enquanto saber histórico constituído através dos tempos, bem como a evolução da ciência a partir do olhar de epistemólogos como Kunh (1971), Popper (1994), Bachelard (1996). Traz reflexões acerca das limitações da educação em ciências na educação básica e finaliza contextualizando a importância da história e filosofia da ciência estar presente nos currículos de formação de professores e da educação básica.

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Biografia do Autor

Viviane Maciel Machado Maurente, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), São Luiz Gonzaga

Professora Adjunta. Atua no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação. Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UERGS).

Jorge Alberto Molina, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), São Luiz Gonzaga

Professor Adjunto. Atua no Curso de Pedagogia. Pesquisador na área da História e Filosofia da Ciência. Doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência (UNICAMP).

Arisa Araujo da Luz, Universidade Estadual do Rio Grande do SulRegião IVUnidade em São Luiz Gonzaga

Professora Adjunta. Atua no Curso de Pedagogia e pesquisa na área da Pedagogia da Diferença. Diretora do Campus Regional IV. Doutorado em Educação (UNISINOS).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

MAURENTE, V. M. M.; MOLINA, J. A.; LUZ, A. A. da. A história e filosofia da ciência na educação básica brasileira: por um processo de construção do conhecimeno científico na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2379–2394, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.14072. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14072. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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