Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia no Sistema Colégio Militar do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16081

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Práticas pedagógicas, Ensino de cartografia, Sistema Colégio Militar do Brasil, Ensino Médio

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo realizado com o propósito de identificar as práticas de ensino de cartografia com tecnologias digitais, caracterizando o modo como são usadas as tecnologias digitais pelos professores atuantes na disciplina de Geografia nos colégios do Sistema Colégio Militar do Brasil. Com base em pesquisa bibliográfica em bancos de dados científicos foram identificadas práticas de uso de tecnologias digitais consideradas relevantes no ensino da cartografia. A partir dos resultados dessa pesquisa e com vista à sua exploração, realizaram-se entrevistas semidirectivas a professores atuantes no 1º ano do Ensino Médio. Verificou-se que os professores entrevistados tiram partido das possibilidades das tecnologias digitais através de diversas práticas e estratégias no seu uso no ensino da cartografia. Destaca-se que além do cumprimento dos objetivos educacionais contidos nos documentos curriculares, a visão dos professores revela a preocupação com uma aprendizagem significativa dos seus alunos.

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Biografia do Autor

Artur Cunha Nogueira de Oliveira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), Lisboa – Portugal

Doutorando em Educação.

Joana Viana, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), Lisboa – Portugal

Professora Auxiliar. Doutorada em Educação.

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. N. de; VIANA, J. Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia no Sistema Colégio Militar do Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1785–1805, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16081. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16081. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos