Inclusão e aprendizagem como imperativos da governamentalidade neoliberal e a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11057

Palavras-chave:

Inclusão, Governamentalidade, Educação profissional, Institutos Federais de Educação

Resumo

O presente estudo se insere no campo de investigação das políticas de inclusão na educação profissional e pode ser inscrito entre os estudos que se servem de uma perspectiva pós-estruturalista a partir dos Estudos Foucaultianos, especialmente da noção de governamentalidade, para procedimento e desenvolvimento analítico. Objetivamos identificar, em documentos internacionais, como a adoção da inclusão, na forma de determinação das condições para a educação na atualidade, pode ser explicitada na ordem da governamentalidade neoliberal, construindo as condições para a criação dos Institutos Federais de Educação (IFs). Para tal empreendimento, tomamos como material analítico documentos políticos e de orientação produzidos pelos organismos internacionais entre a década de 1990 e os anos 2000. Com este movimento, percebemos que o investimento na política de expansão da educação profissional no Brasil, com a criação dos IFs, pode se inserir em uma forma de governamento em que sua função, como instituição de Estado, pode ser a de produzir um modo de condução e captura dos jovens e, com isso, assegurar uma perspectiva de inclusão que toma como referência o espaço da instituição como fronteira para classificar, identificar e controlar modos de ser da juventude, determinando modelos de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatris Gattermann, Instituto Federal Farroupilha

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Pós Graduação em Gestão Educacional UFSM ( 2012); Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional FAISA Santo Augusto (2012); Pós Graduação em Educação Interdisciplinar - Orientação e Supervisão Escolar FAISA Santo Augusto (2011); Graduação em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2009). Curso de Atendimento Educacional Especializado - AEE, UFSM (2012). Atualmente Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto - RS. Membro Grupo de Estudo Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva - GEPE/UFSM e membro do Grupo de pesquisa GEPEE - IFFar.

Leandra Boer Possa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduação em Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestrado em Psicopedagogia - Universidad de La Havana (2001), Mestrado em Educação - Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) . Realizou Estágio Pós Doutoral em Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada na Universidade de Valencia, Espanha (2016-2017) Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria e realizando estágio Pós doutoral (CAPES) na Faculdad de Filosofia e Ciencias da Educación, Departamento de Educación Comparada, da Universidad de Valencia, Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas linhas de pesquisa de Políticas Publicas em Educação, Educação Especial e Formação de Professores. Líder do Grupo Institucional GEPE/UFSM: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6763731375062082 

Referências

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica – concepção e diretrizes. Brasília: SETEC – MEC, 2010.

BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para Todos: investir nos conhecimentos e competências das pessoas para promover o desenvolvimento. Banco Mundial, 2011.

BID. Estratégias do Banco Interamericano para o Desenvolvimento do Brasil entre os anos 2000 e 2003. Banco Interamericano para o Desenvolvimento, 2000.

ETCHEVERRY, Daniel e JARDIM, Denise. “Entrevista com Aihwa Ong”. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, jan./jun. 2009, p. 321-328.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GADELHA, S. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexão a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

LÓPEZ-RUÍZ, O. Os executivos das transnacionais e o espírito de capitalismo: capital humano e empreendedorismo como valores sociais. Rio de Janeiro: Azougue, 2007.

LYOTARD, J-F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.

NOGUERA-RAMIREZ, C. O Governamento Pedagógico: da sociedade do ensino para a sociedade da aprendizagem. 2009. 266p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009.

POSSA, L. B.; NAUJORKS, M. I.. Efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente. Revista Educação, Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 319-328, 2013.

RECH, T. L. A emergência da inclusão escolar no Governo FHC: movimentos que a tornaram uma verdade que permanece. 2010. 182p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2010.

RECH, T. L. Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade. 2015. 259p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015.

SANTOS, Y. B. S. As políticas de educação para a pessoa com deficiência: a proposta dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2011. 110p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2011.

SAURA, G. Neoliberalismo como discurso. La evaluación en educación entre tecnologías políticas neoliberales y la nueva filantropía. Revista Educação, Sociedade & Culturas. n. 47, 2016, p. 11-30.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtiem: UNESCO, 1990.

Publicado

01/10/2018

Como Citar

GATTERMANN, B.; POSSA, L. B. Inclusão e aprendizagem como imperativos da governamentalidade neoliberal e a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1632–1651, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11057. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11057. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos