A epistemológia da formação de professores de dança: visibilidades das práticas formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.11135

Palavras-chave:

Epistemologia, Formação do professor, Dança, Currículo, Práticas

Resumo

Este texto integra as reflexões teóricas do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação – EPIsTEM/ICED/PPGED/UFPA que converge investigações que sobre a epistemologia no campo educacional. O objetivo do presente estudo é analisar a configuração da epistemologia da formação do professor de dança em artigos publicados entre 2002 e 2017 através de uma revisão sistemática de literatura, a qual se deu a partir da análise de 20 artigos coletados em periódicos nacionais. O artigo inicialmente expõe a preocupação com a formação de uma epistemologia em torno da formação do professor de dança, a qual subsidiou a reflexão crítica sobre os objetos, referenciais teóricos e metodologias utilizados nos artigos investigados, os quais mostraram que a referida epistemologia se conforma em temáticas como ensino, currículo, escola e na própria formação do professor, além do corpo, identidades e subjetividades como marcadores do conhecimento que habitam a formação do professor de dança enquanto saber científico; isso foi possível identificar pelo tratamento metodológico dado pelos autores e sua busca de compreensão da dança em diversos contextos, mostrando a preocupação com a consolidação da dança como ciência. Constatou-se que a referida epistemologia está configurada sobre a prática escolar e educacional, como também nos conhecimentos que embasam a formação do professor da área, permitindo refletir sobre o delineamento da epistemologia em torno da referida formação, identificando perspectivas para o trabalho doente na Educação Básica e Superior.

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Biografia do Autor

Ricardo Augusto Gomes Pereira, Programa de Pós-graduação em Educação/ Universidade Federal do Pará

Pedagogo, Mestre em Gestão e desenvolvimento Regional (UNITAU), Mestre em Educação (PPGED/ ICED/ UFPA) Doutorando em Educação (PPGED/ ICED/ UFPA) .

Carlos Jorge Paixão, Universidade Federal do Pará

Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno - FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional ( FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). Professor do Curso de Pedagogia - FAED/ICED/UFPA e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED-UFPA, atuando na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado). Docente com Experiência de Ensino e Pesquisa na área de Educação, com ênfase em: História da Educação; Filosofia da Educação; Cultura Epistemológica; Epistemologia e Teorias da Educação; Epistemologia, Didática e Prática Docente. Grupos de Pesquisa / Diretório do CNPq: 1) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM / UFPA; 2) Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da FE-UNICAMP. 

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Publicado

03/07/2018

Como Citar

PEREIRA, R. A. G.; PAIXÃO, C. J. A epistemológia da formação de professores de dança: visibilidades das práticas formativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1066–1091, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.11135. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11135. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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