A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11853Palavras-chave:
Etnocenologia, Histórias de vida, Percurso formativo, Dança.Resumo
Este artigo problematizou o encontro entre as histórias de vida no âmbito do cotidiano e da cultura popular amazônica, cujo objetivo foi identificar o entrelaçamento entre histórias de vida e a etnocenologia no percurso formativo dos estudantes da Licenciatura em dança. Os resultados mostraram que o uso das histórias de vida como recurso metodológico para a identificação dos objetos de pesquisa consagraram a constituição de pessoa e do docente mediados pela cultura local e o cotidiano, o que possibilitou a constatação de que a etnocenologia nessa formação caminhou para além do caráter curricular, uma vez que esta sempre esteve presente em suas vidas. Concluiu-se que a etnocenologia foi a teoria que mais embasou a compreensão da realidade social e cultural dos estudantes em relação a manifestações culturais dos lugares onde vivem.Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Estado da Arte da Formação de professores no Brasil. Educação & Socie-dade, ano XX, nº 68, 1999. 301-309pp.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas/SP: Mercado das le-tras, 2002, 255p.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular? São Paulo: Brasiliense, 2006. 110p.
BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho (organizador). Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador/ BA: P&A Editora, 2007.
BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho (organizador). Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador/BA: P&A Gráfica e Editora, 2009. p. 34-43.
BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. A Presença do Corpo em Cena nos Estudos da Perfor-mance e na Etnocenologia. R.bras.est.pres., Porto Alegre, v.1, n.2, p. 346-359, jul./dez., 2011. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca. Acesso em: 05 set. 2018.
DOUXAMI, Christine. Poder, política, manifestações populares e extensão turística no litoral norte da Bahia. Colóquio Internacional de Etnocenologia. V Colóquio Internacional de Etnocenologia. Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-graduação em Artes Cêni-cas. Salvador: Fast Design, 2007. 230 p.
GREINER, Christine.; BIÃO, Armindo (organizadores). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999. 194 p.
GOMES, Célia Conceição Sacramento. O ritual e o lúdico nas tradições culturais: poéticas e performances. Colóquio Internacional de Etnocenologia. V Colóquio Internacional de Et-nocenologia. Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Salvador: Fast Design, 2007. 230 p.
INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Cen-so escolar 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar/. Acesso em: 05 set. 2018.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitati-vas. São Paulo: EPU, 1986.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília/ DF: Editora da universidade de Brasília, 2013.
STEIL, Carlos Alberto. Pluralismo, modernidade e tradição: transformações no campo religioso. Ciências sociais e religião, n. 3, p. 115-129, 2001. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/19418/000301876.pdf. Acesso em: 20 jun. 2014.
SOUZA, César Augusto Martins de.; GUERRA, Gutemberg Armando Diniz. Baco na Tran-samazônica Paraense: o carnaval reinventado e oficializado no município de Altamira, Pará. UFPA: 2005. Disponível em http://mafds.websimples.info/files/arquivo/100/TextoN008_Baco_na_Transamazonica_Paraense.pdf. Acesso em: 18 fev. 2015.
RODRIGUES, Airleise Sarges. A espetacularidade das festas das academias de dança de salão. Belém/ PA: Ensaio Geral, Edição Especial, v. 1, n. 1, 2010.
SOUZA, Elizeu Clementino de. História de vida e práticas de formação: escrita de si e co-tidiano escolar. Brasília: Programa Salto para o futuro, SEED/MEC, 2007.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Pontes e muros: Pesquisa narrativa e trajetórias (auto) biográ-ficas – O lugar da memória e a memória de lugar na educação rural. In: SOUZA, Elizeu Cle-mentino de.; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisa (auto) biográfica, temas transversais: memória, dimensões sócio-históricas e trajetória de vida. Porto Alegre: EDI-PUCS, Natal: EDUFRN, Salvador: EDUNEB, 2012. 299p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Resolução n. 3.616, de 22 de novembro de 2007. Aprova a criação do Curso de Licenciatura Plena em Dança. Belém/PA: CONSUL/ UFPA, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança - PARFOR. Belém/PA: ETDUFPA, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.