Amorosidade, autopoiese e ‘com-versações’: a potência dos ‘entrelaços nós’ na educação e na ciência
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15676Palavras-chave:
Educação, Amorosidade, ‘Com-versações’, Biologia cultural, EsquizoanáliseResumo
O texto tem caráter ensaístico, abordando a potência da amorosidade, da autopoiese e das ‘com-versações’, no acionamento dos ‘entrelaços nós’ na Educação e na Ciência. Traz o relato de reflexões, resultantes de percursos de aprendizagem direta com Humberto Maturana, em conexão com formação holística e esquizoanalítica. O ensaio fundamenta-se em produção científica de mais de 30 anos, em pesquisas, supervisões de escrita de teses, dissertações e monografias, em muitos universos de saberes, e orientações diretas de investigadores no Sul do Brasil, em Comunicação, Turismo e Hospitalidade. Relata emergências, urgências e potencialidades, expressas nas conversas e pesquisas do Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese, que se acirram com as demandas para o mundo Pós-Pandemia Covid-19. Entre elas, está a urgência de uma ‘re-evolução’ amorosa, em termos reflexivos e de produção, em que os ‘nós’ – as conexões intensas e afetivas de seres e ecossistemas – sejam reconhecidos como a grande potência de reinvenção e como chance de sobrevivência da Educação, da Ciência e do Planeta.
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