Olhares sensíveis em estudo de campo ao museu Solar Monjardim: memória e formação histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.14533

Palavras-chave:

Formação histórica, História, Memória, Museu

Resumo

Objetiva-se refletir sobre as teorias e metodologias que perpassam a formação histórica, encetadas a partir dos estudos de campo realizadas no museu Solar Monjardim com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo. Na busca por mapear e despertar alternativas que propiciem os olhares sensíveis para aspectos histórico-culturais presentes em museus, adotou-se a metodologia qualitativa de pesquisa. Utilizamos vários fragmentos dos debates realizados em sala de aula, da observação ao espaço museal e dos relatos, produzidos pelos alunos após o estudo de campo. Os resultados das visitas ao museu demonstram uma leitura a “contra pelo” e podem ser vistos como trama tecida a partir da sensibilidade dos alunos ao que lhes foi apresentado. Em suas competências narrativas aparecem os seus próprios sentidos históricos que atribuem em relação ao museu, à memória e à história.

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Biografia do Autor

Regina Celi Frechiani Bitte, Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), Vitória – ES

Professora Associada I e Docente do Centro de Educação. Doutorado em Educação (UFES).

Sônia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG

Professora Titular Aposentada da Faculdade de Educação (UFU). Doutorado em Educação (PUC-SP).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

BITTE, R. C. F.; SANTOS, S. M. dos. Olhares sensíveis em estudo de campo ao museu Solar Monjardim: memória e formação histórica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2888–2902, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.14533. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14533. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência