Por uma história da apreciação musical na escola brasileira: as ideias dispostas nos manuais didáticos do canto orfeônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10087

Palavras-chave:

História da educação musical, Apreciação musical, Cultura escolar, Canto orfeônico.

Resumo

Reconstitui os percursos da atividade de apreciação musical na escola brasileira, compondo uma historiografia sobre elementos que são mínimos e esparsos, por meio de pesquisa bibliográfica. A ênfase recai sobre o período de desenvolvimento e vigência oficial do Canto Orfeônico [entre as décadas de 1930-1960] no país, do qual se apresentam as ideias sobre apreciação presentes em sete manuais didáticos difundidos à época. A predominância dos aspectos de performance e educação cívica no Canto Orfeônico relegaram a apreciação como atividade pedagógica a um plano secundário, e seu reconhecimento será posto somente após a segunda metade do século XX: por razões tecnológicas, com a popularização das gravações ou registros fonográficos; e pela introdução de uma literatura no país que reconheceria o caráter basilar da atividade nos processos de educação musical.

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Biografia do Autor

Paulo Constantino, UNESP Marilia / Centro Paula Souza

Professor substituto no Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Unesp Marília. Atua na supervisão escolar das escolas técnicas estaduais de São Paulo.

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Publicado

01/10/2018

Como Citar

CONSTANTINO, P. Por uma história da apreciação musical na escola brasileira: as ideias dispostas nos manuais didáticos do canto orfeônico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1814–1831, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10087. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10087. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos