A Fotografia na pesquisa em Educação

Olga Maria Botelho Egas

Resumo


Este artigo apresenta a fotografia como procedimento artístico fundamental para a construção da visualidade contemporânea e suas implicações em sala de aula.  Discute ainda como as imagens fotográficas tornam visíveis os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem. Discorre sobre usos e principais estruturas visuais das Metodologias Artísticas de Pesquisa baseadas na fotografia, propostas por Ricardo Marin Viadel e Joaquín Roldán (2012). O conhecimento visual produzido nessa pesquisa possibilita novos modos de contemplar e expor os fenômenos educativos.

Palavras-chave


Fotografia; Metodologias artísticas de pesquisa baseadas na fotografia; Formação docente

Texto completo:

PDF PDF (Español (España)) XML

Referências


BARONE, T.; EISNER, E. Arts Based Research. London: SAGE, 2012.

DIAS, B. Investigação Baseada em Arte em tempos de mudanças na Arte Educação. In: VENTURELLI, S. ROCHA, C. (org). Mutações, confluências e experimentações na Arte e Tecnologia. Brasília: Editora PPG-ARTE/UNB, 2016.

EISNER, E. E. El arte y el educación de la mente. Barcelona: Paidós, 2004.

EISNER, E. Arts and knowledge. In: KNOWLES, Gary J. ARDRA, Cole L. Handbook of the Arts in qualitative research. Londres: Sage, 2008.

FONTCUBERTA, J. La câmara de Pandora: la fotografí@ despues de la fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2015.

MARIN VIADEL, R. (org). Investigación en Educación Artistica: temas métodos y técnicas de indagación, sobre el aprendizaje y la ensenñza de las artes y culturas visuales. Granada: Universidad de Granada y Universidad de Sevilla. 2005.

MARIN VIADEL, R. Territórios de las Metodologias Artísticas de Investigación com un fotoensayo a partir de Buñuel. In: MARIN VIADEL, R.; RÓLDAN, J. Metodologías Artísticas de Investigación em Educación. Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2012

MARIN VIADEL, R.; RÓLDAN, J. Estructuras narrativas y argumentales en investigación: Fotografias Independientes, Series Fotográficas y FotoEnsayos. In: MARIN VIADEL, R.; RÓLDAN, J. Metodologías Artísticas de Investigación em Educación. Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2012.

MARIN VIADEL, R. Las teorías educativas también se hacen com imágenes: pesquisa baseada em artes visuais. Anais... II Seminário Internacional: formação de educadores em arte e pedagogia. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo: Terracota, 2016.

ROLDÁN, J. Las Metodologias Artisticas de Investigación basadas en la fotografia. In: ROLDÁN, J.; MARIN, R. Metodologías artísticas de investigación en educación. Archidona, España: Aljibe, 2012.

SAWADA, T. School Days. Kyoto: Seigensha Art Publishing. 2006.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.10871



Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.