A Fotografia na pesquisa em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.10871

Palavras-chave:

Fotografia, Metodologias artísticas de pesquisa baseadas na fotografia, Formação docente

Resumo

Este artigo apresenta a fotografia como procedimento artístico fundamental para a construção da visualidade contemporânea e suas implicações em sala de aula.  Discute ainda como as imagens fotográficas tornam visíveis os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem. Discorre sobre usos e principais estruturas visuais das Metodologias Artísticas de Pesquisa baseadas na fotografia, propostas por Ricardo Marin Viadel e Joaquín Roldán (2012). O conhecimento visual produzido nessa pesquisa possibilita novos modos de contemplar e expor os fenômenos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Maria Botelho Egas, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF)

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura (UPM). Professora da Faculdade de Educação, Departamento de Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF - MG). Mestra em Artes (IA/UNESP) e Graduada em Artes Plásticas e Desenho (FAAP/FSM). Líder do MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente (UFJF/MG). Pesquisadora do GP Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas e do GP Arte na Pedagogia (UPM/SP).

Referências

BARONE, T.; EISNER, E. Arts Based Research. London: SAGE, 2012.

DIAS, B. Investigação Baseada em Arte em tempos de mudanças na Arte Educação. In: VENTURELLI, S. ROCHA, C. (org). Mutações, confluências e experimentações na Arte e Tecnologia. Brasília: Editora PPG-ARTE/UNB, 2016.

EISNER, E. E. El arte y el educación de la mente. Barcelona: Paidós, 2004.

EISNER, E. Arts and knowledge. In: KNOWLES, Gary J. ARDRA, Cole L. Handbook of the Arts in qualitative research. Londres: Sage, 2008.

FONTCUBERTA, J. La câmara de Pandora: la fotografí@ despues de la fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2015.

MARIN VIADEL, R. (org). Investigación en Educación Artistica: temas métodos y técnicas de indagación, sobre el aprendizaje y la ensenñza de las artes y culturas visuales. Granada: Universidad de Granada y Universidad de Sevilla. 2005.

MARIN VIADEL, R. Territórios de las Metodologias Artísticas de Investigación com un fotoensayo a partir de Buñuel. In: MARIN VIADEL, R.; RÓLDAN, J. Metodologías Artísticas de Investigación em Educación. Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2012

MARIN VIADEL, R.; RÓLDAN, J. Estructuras narrativas y argumentales en investigación: Fotografias Independientes, Series Fotográficas y FotoEnsayos. In: MARIN VIADEL, R.; RÓLDAN, J. Metodologías Artísticas de Investigación em Educación. Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2012.

MARIN VIADEL, R. Las teorías educativas también se hacen com imágenes: pesquisa baseada em artes visuais. Anais... II Seminário Internacional: formação de educadores em arte e pedagogia. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo: Terracota, 2016.

ROLDÁN, J. Las Metodologias Artisticas de Investigación basadas en la fotografia. In: ROLDÁN, J.; MARIN, R. Metodologías artísticas de investigación en educación. Archidona, España: Aljibe, 2012.

SAWADA, T. School Days. Kyoto: Seigensha Art Publishing. 2006.

Publicado

03/07/2018

Como Citar

EGAS, O. M. B. A Fotografia na pesquisa em Educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 953–966, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.10871. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10871. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos