Compromisso educacional e social: trajetórias de professores que desenvolvem projetos sociais esportivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13910

Palavras-chave:

Formação docente, Atuação profissional, Esporte, Projetos sociais

Resumo

O esporte tem sido utilizado como um recurso educacional em projetos sociais. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as trajetórias formativa e profissional dos professores que desenvolvem esse tipo de projetos. Este é um estudo descritivo e multicasos, baseado nas histórias de vida. A pesquisa foi realizada com três professores de Educação Física que desenvolvem projetos sociais com capoeira, voleibol e capoeira. O esporte, a educação familiar e escolar e o meio social onde cresceram marcaram a formação pré-profissional dos docentes. Dois deles fizeram estágios em projetos esportivos e um professor buscou novos conhecimentos para atuar. Dois professores estão na fase de diversificação da carreira e o professor mais experiente está na fase de renovação do interesse pela profissão. Além da formação técnica e dos resultados em competições ou eventos esportivos, os professores têm um forte compromisso educacional e social com seus alunos e comunidades atendidas. O estudo aponta para a necessidade de se investir na captação de recursos para os projetos e de politicas públicas que incentivem projetos desenvolvidos por iniciativa de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Godoi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá – MT

Professor da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT e Professor Substituto no Instituto Federal de Educação. Grupo de pesquisa: Corpo, Educação e Cultura. Doutorado em Ciências da Educação (UDEM) – Canadá.

Larissa Beraldo Kawashima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá – MT

Professora do Instituto Federal de Educação e Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física. Grupo de pesquisa: Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante. Doutorado em Educação (UFMT).

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá – MT

Professor Associado III da Faculdade de Educação Física. Grupo de pesquisa: Educação Física escolar e práticas pedagógicas. Doutorado em Educação Física (UNICAMP).

Referências

BRANSFORD, J. et al. As teorias da aprendizagem e seus papéis no ensino. In: DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. (org.). Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a fazer. Trad. Cristina Fumagalli Mantovani. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 35-74.

CASTRO, S. B. E.; SOUZA, D. L. Significados de um projeto social esportivo: um estudo a partir das perspectivas de profissionais, pais, crianças e adolescentes. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 145-163, out./dez. 2011.

COORDENADORA. Entrevista. Cuiabá, MG, 28 abr. 2020.

DARLING-HAMMOND, L. et al. A elaboração de programas de formação de professores. In: DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. (org.). Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a fazer. Trad. Cristina Fumagalli Mantovani. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 333-377.

DIRETORA. Entrevista. Cuiabá, MG, 28 abr. 2020.

FEITOSA, W. M. N.; NASCIMENTO, J. V. Competências do profissional de Educação Física para a docência, treinamento esportivo e orientação de atividades físicas. In: FOLLE, A.; FARIAS, G. O. (org.). Educação Física: prática pedagógica e trabalho docente. Florianópolis: UDESC, 2012. p. 87-104.

FOLLE, A. et al. Construção da carreira docente em educação física: escolhas, trajetórias e perspectivas. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 25-49, jan./mar. 2009.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1995. p. 141-169.

GOODSON, I.F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1995. p. 63-78.

HAMMERNESS, K.; DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. Como os professores aprendem e se desenvolvem. In: DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. (org.). Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a fazer. Trad. Cristina Fumagalli Mantovani. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 306-332.

HIRAMA, L. K.; MONTAGNER, P. C. Algo para além de tirar da rua: o ensino do esporte em projeto socioeducativo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 149-164, jan./mar. 2012.

HIRAMA, L. K.; MONTAGNER, P. C. Algo para além de tirar da rua: o ensino do esporte em projeto socioeducativo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 149-164, jan./mar. 2012.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

KRAVCHYCHYN, C.; OLIVEIRA, A. A. B. Projetos e programas sociais esportivos: um estudo de revisão. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 1051-1064, out./dez. 2015.

MARQUES, D. A. P.; SURDI, A. C.; KUNZ, E. “Projeto de dança Uniguaçu”: tecendo experiências pedagógicas. Motrivivência, Florianópolis, ano XXV, n. 40, p. 153-167, jun. 2013.

MESTRE DE CAPOEIRA. Entrevista. Cuiabá, MG, 28 abr. 2020.

PAILLÉ, P.; MUCHIELLI, A. L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Paris: Armand Colin, 2012.

PROFESSOR AUGUSTO. Entrevista. Cuiabá, MG, 11 dez. 2019.

PROFESSOR DEMÉTRIUS. Entrevista. Cuiabá, MG, 3 nov. 2019.

PROFESSOR JOAMI. Entrevista. Cuiabá, MG, 16 out. 2019.

SOUZA, D. L. et al. Determinantes para a implementação de um projeto social. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 689-700, jul./set. 2010.

SOUZA, D. L.; CASTRO, S. B.; MEZZADRI, F. M. Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 419-430, jul./set. 2012.

STRAZZACAPPA, M. Dança na educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, p. 73-85, jun./jul. 2003.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

TAVARES, Â. F.; COSTA, V. L. M.; TUBINO, M. J. G. Recreação esportiva e seus desafios corporais no Complexo do Alemão. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1, p. 258-268, jan./mar. 2010.

YIN, R. K. Estudos de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

21/10/2021

Como Citar

GODOI, M. R.; KAWASHIMA, L. B.; MOREIRA, E. C. Compromisso educacional e social: trajetórias de professores que desenvolvem projetos sociais esportivos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2473–2492, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13910. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13910. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.