Compromisso educacional e social: trajetórias de professores que desenvolvem projetos sociais esportivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13910

Palavras-chave:

Formação docente, Atuação profissional, Esporte, Projetos sociais

Resumo

O esporte tem sido utilizado como um recurso educacional em projetos sociais. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as trajetórias formativa e profissional dos professores que desenvolvem esse tipo de projetos. Este é um estudo descritivo e multicasos, baseado nas histórias de vida. A pesquisa foi realizada com três professores de Educação Física que desenvolvem projetos sociais com capoeira, voleibol e capoeira. O esporte, a educação familiar e escolar e o meio social onde cresceram marcaram a formação pré-profissional dos docentes. Dois deles fizeram estágios em projetos esportivos e um professor buscou novos conhecimentos para atuar. Dois professores estão na fase de diversificação da carreira e o professor mais experiente está na fase de renovação do interesse pela profissão. Além da formação técnica e dos resultados em competições ou eventos esportivos, os professores têm um forte compromisso educacional e social com seus alunos e comunidades atendidas. O estudo aponta para a necessidade de se investir na captação de recursos para os projetos e de politicas públicas que incentivem projetos desenvolvidos por iniciativa de professores.

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Biografia do Autor

Marcos Roberto Godoi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá – MT

Professor da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT e Professor Substituto no Instituto Federal de Educação. Grupo de pesquisa: Corpo, Educação e Cultura. Doutorado em Ciências da Educação (UDEM) – Canadá.

Larissa Beraldo Kawashima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá – MT

Professora do Instituto Federal de Educação e Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física. Grupo de pesquisa: Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante. Doutorado em Educação (UFMT).

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá – MT

Professor Associado III da Faculdade de Educação Física. Grupo de pesquisa: Educação Física escolar e práticas pedagógicas. Doutorado em Educação Física (UNICAMP).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

GODOI, M. R.; KAWASHIMA, L. B.; MOREIRA, E. C. Compromisso educacional e social: trajetórias de professores que desenvolvem projetos sociais esportivos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2473–2492, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13910. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13910. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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