Impactos do distanciamento social por Covid-19 na comunicação de crianças e adolescentes com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15687

Palavras-chave:

Comunicação, Infecções por coronavírus, Distanciamento social, Escola, Transtorno autístico, Família

Resumo

Durante a pandemia da Covid-19 uma das restrições foi o distanciamento social, que impactou a vida de todos. Este estudo objetivou analisar os efeitos do distanciamento social na comunicação de crianças e adolescentes com autismo. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter transversal, no qual 322 pais ou responsáveis responderam um questionário on-line. Como resultado destaca-se: 96,60% dos participantes que estudam pararam de frequentar a escola; 88,20% dos respondentes avaliaram que houve mudança no comportamento da criança durante o período de distanciamento social; as mudanças foram negativas para 68,6% e positivas para 31,4%; 46,70% apresentaram mudanças positivas na interação, 53,30% negativas; 70,35% estavam com mais contato visual e expressão facial, 29,65% estavam com menos; 48,45% entenderam que a linguagem e a comunicação estavam melhores, 51,55% que estavam piores. Conclui-se que pelo menos a metade das crianças e adolescentes investigados apresentaram piora nos aspectos mencionados, com implicações na comunicação, sendo importante que recebam apoio.

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Biografia do Autor

Rosana Carla Do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED.

Ane Cristine Hermínio Cunha, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cajazeiras – PB

Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFS).

Lara Lyss de Almeida Barreto, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED.

Giovanna Santos da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE

Graduanda em Fonoaudiologia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Louise Carvalho da Conceição, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE

Graduanda em Fonoaudiologia. Bolsista de Iniciação Tecnológica.

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

GIVIGI, R. C. D. N.; CUNHA, A. C. H.; BARRETO, L. L. de A.; SILVA, G. S. da; CONCEIÇÃO, L. C. da. Impactos do distanciamento social por Covid-19 na comunicação de crianças e adolescentes com autismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2903–2921, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.15687. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15687. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas