Considerações sobre a sexualidade e educação sexual de pessoas com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12575

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Síndrome de Asperger, Sexualidade, Educação sexual.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento, cujas características principais são os déficits na comunicação social e os interesses ou comportamentos restritos e repetitivos. Este trabalho, focado nos níveis do TEA que exigem menos apoio, anteriormente descritos como Síndrome de Asperger e aqui denominados TEA/SA, apresenta uma revisão teórica sobre a sexualidade dessa população. Essa sexualidade é frequentemente invisibilizada, o direito de acesso à informação e a vivências sexuais comumente negados, e há vulnerabilidade com relação a abusos e violências. Os estudos indicam que os déficits em habilidades sociais, de comunicação, os interesses restritos e repetitivos e a hipersensibilidade são possíveis fatores limitantes do desenvolvimento sexual. Alguns dados apontam para a identificação de desejos sexuais voltados especialmente a vivências solitárias da sexualidade e menor frequência de práticas sexuais, em comparação à população como um todo. As dificuldades dos pais e profissionais em falar sobre sexualidade foram destacadas, e um programa eficiente de educação sexual para pessoas com TEA/SA foi apontado como um fator de proteção para um desenvolvimento satisfatório e para diminuição de vitimização, incluindo nessa intervenção aspectos importantes, como o uso de linguagem acessível, direta e clara; o ensino sistemático de habilidades sociais; a orientação familiar e profissional. Conclui-se que a revisão da literatura foi importante para esclarecer sobre a temática e subsidiar a elaboração de propostas de educação sexual para essa população, sem omitir, claro, os desejos e necessidades das próprias pessoas com TEA/SA.

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Biografia do Autor

Ana Carla Vieira Ottoni, Universidade Sagrado Coração (USC), Bauru – SP

Docente no Centro de Ciências Humanas. Mestre em Psicologia.

Ana Claudia Bortolozzi Maia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP

Docente PPG Araraquara e Bauru, e na graduação em Psicologia. Doutora em Educação e Pós-doutora em Educação pela UNESP/Araraquara.

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Publicado

01/06/2019

Como Citar

OTTONI, A. C. V.; MAIA, A. C. B. Considerações sobre a sexualidade e educação sexual de pessoas com transtorno do espectro autista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.2, p. 1265–1283, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12575. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12575. Acesso em: 29 jul. 2021.

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