Considerações sobre a sexualidade e educação sexual de pessoas com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12575

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Síndrome de Asperger, Sexualidade, Educação sexual.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento, cujas características principais são os déficits na comunicação social e os interesses ou comportamentos restritos e repetitivos. Este trabalho, focado nos níveis do TEA que exigem menos apoio, anteriormente descritos como Síndrome de Asperger e aqui denominados TEA/SA, apresenta uma revisão teórica sobre a sexualidade dessa população. Essa sexualidade é frequentemente invisibilizada, o direito de acesso à informação e a vivências sexuais comumente negados, e há vulnerabilidade com relação a abusos e violências. Os estudos indicam que os déficits em habilidades sociais, de comunicação, os interesses restritos e repetitivos e a hipersensibilidade são possíveis fatores limitantes do desenvolvimento sexual. Alguns dados apontam para a identificação de desejos sexuais voltados especialmente a vivências solitárias da sexualidade e menor frequência de práticas sexuais, em comparação à população como um todo. As dificuldades dos pais e profissionais em falar sobre sexualidade foram destacadas, e um programa eficiente de educação sexual para pessoas com TEA/SA foi apontado como um fator de proteção para um desenvolvimento satisfatório e para diminuição de vitimização, incluindo nessa intervenção aspectos importantes, como o uso de linguagem acessível, direta e clara; o ensino sistemático de habilidades sociais; a orientação familiar e profissional. Conclui-se que a revisão da literatura foi importante para esclarecer sobre a temática e subsidiar a elaboração de propostas de educação sexual para essa população, sem omitir, claro, os desejos e necessidades das próprias pessoas com TEA/SA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Vieira Ottoni, Universidade Sagrado Coração (USC), Bauru – SP

Docente no Centro de Ciências Humanas. Mestre em Psicologia.

Ana Claudia Bortolozzi Maia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP

Docente PPG Araraquara e Bauru, e na graduação em Psicologia. Doutora em Educação e Pós-doutora em Educação pela UNESP/Araraquara.

Referências

AMARAL, C. E. S. O reconhecimento dos pais sobre a sexualidade dos filhos adolescentes com autismo e sua relação com a coparentalidade. 2009. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2014.

ANDRADE, A. A.; TEODORO, M. L. M A. Implicações do Transtorno do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento na dinâmica familiar. In: CAMARGOS JR., W. Síndrome de Asperger e outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã, p. 197-212, 2013.

ARANHA, M. S. F. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, n. 21, p. 160-173, 2001.

ASTON, M. Asperger syndrome in the bedroom. Sexual and Relationship Therapy, v. 27, n. 1, p. 73-79, 2012.

BALLAN, M. S. Parental Perspectives of Communication about Sexuality in Families of Children with Autism Spectrum Disorders. Journal of Autism Developmental Disorders, v. 42, p. 676-684, 2012.

BRASIL. Lei n˚ 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: 2015. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Data de acesso: jul. 2017.

BROWN-LAVOIE, S. M.; VIECILI, M. A.; WEISS, J. A. Sexual Knowledge and Victimization in Adults with Autism Spectrum Disorders. Journal of Autism Developmental Disorders, v. 44, p. 2185-2196, 2014.

BRITO, A. P. L.; NETO, A. R.; AMARAL, L. T. Síndrome de Asperger: Revisão de Literatura. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, Brasília, v. 2, n. 3, p. 169-176, 2013.

CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do Comportamento Aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 639-650, 2013.

CAMARGOS JR, W. Semiologia clínica da Síndrome de Asperger. In: CAMARGOS JR, W. Síndrome de Asperger e outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã, p. 41-70, 2013.

CAMARGOS JR, W; TEIXEIRA, I. A. Síndrome de Asperger em mulheres. In: CAMARGOS JR., W. Síndrome de Asperger e outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã, p. 87-106, 2013.

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Changes in Prevalence of Parent-reported Autism Spectrum Disorder in School-aged U.S. Children: 2007 to 2011–2012, 2013. Disponível em: http://www.cdc.gov/nchs/data/nhsr/nhsr065.pdf. Data de acesso: jul. 2017.

DANTAS, T. C.; SILVA, J. S. S.; CARVALHO, M. E. P. Entrelace entre gênero, sexualidade e deficiência: uma história feminina de rupturas e empoderamento. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 4, p. 555-568, 2014.

DEKKER, L. P. et al. Improving Psychosexual Knowledge in Adolescents with Autism Spectrum Disorder: Pilot of the Tackling Teenage Training Program. Journal of Autism Spectrum Disorders, v. 45, 1532-1540, 2015.

FISHER, M. H.; MOSKOWITZ, A. I.; HODAPP, R. M. Differences in social vunerability among individuals with autism spectrum disorder, Williams syndrome, and Down syndrome. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 7, p. 931-937, 2013.

FRANÇA-RIBEIRO, H. C. F. Direitos sexuais e pessoas com deficiência: conquistas e impasses. In: RIBEIRO, P. R. M.; FIGUEIRÓ, M. N. D. Sexualidade, cultura e educação sexual: propostas para reflexão. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 9-65, 2004.

GILMOUR, L.; SCHALOMON, P. M.; SMITH, V. Sexuality in a comumunity based sample of adults with autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 6, p. 313-318, 2012.

HELLEMANS, H.; COLSON, K.; VERBRAEKEN, C.; VERMEIREN, R.; DEBOUTTE, D. Sexual Behavior in High-Functioning Male Adolescents and Young Adults with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 37, p. 260-269, 2007.

KALYVA, E. Teacher’s perspectives of the sexuality of children with autismo spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders. V. 4, p. 433-437, 2010.

KLIN, A. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, p. S3-S11, 2006.

KOLLER, R. Sexuality and Adolescents with Autism. Sexuality and Disability, v. 18, n. 2, p. 125-135, 2000.

LAMPREIA, C. Algumas considerações sobre a identificação precoce do autismo. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; HAYASHI, M. C. P. Temas em educação especial: conhecimentos para fundamentar a prática. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES-PROESP, p. 397-421, 2008.

MAIA, A. C. B. Educação sexual de pessoas com deficiência mental. In: FIGUEIRÓ, M. N. D.; RIBEIRO, P. R. M.; MELO, S. M. M. (Org.) Educação sexual no Brasil: panorama de pesquisas do sul e do sudeste. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 141-148, 2009a.

MAIA, A. C. B. Sexualidade, Deficiência e Gênero: reflexões sobre padrões definidores de normalidade. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre homofobia nas escolas. Brasília: UNESCO, p. 265-291. 2009b.

MAIA, A. C. B. Inclusão e Sexualidade: na voz de pessoas com deficiência física. Curitiba: Juruá, 2011.

MAIA, A. C. B.; REIS-YAMAUTI, V. L.; SCHIAVO, R. A.; CAPELLINI, V. L. M. F.; VALLE, T. G. M. Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015.

MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. Revista Educação Especial, Marília, v. 16, n. 2, p. 159-176, 2010.

MAHONEY, A.; POLING, A. Sexual abuse Prevention for People With Severe Developmental Disabilities. Journal of Developmental Disabilities, v. 23, p. 369-376, 2011.

MEHZABIN, P; STOKES, M. A. Self-assessed sexuality in young adults with High-Functioning Autism. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, 614-621, 2011.

MOREIRA, L. M. A. Algumas abordagens da educação sexual na deficiência mental. Salvador: EDUFBA, 2007.

NATALE, L. L.; OLIVEIRA, L. F. S. Aspectos da sexualidade das pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento. In: CAMARGOS JR., W. (Org.) Síndrome de Asperger e outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã, p. 213-228, 2013.

NEWPORT, J.; NEWPORT, M. Autism-Asperger’s & sexuality – puberty and beyond. Arlington, Texas: Future Horizons, 2002.

OUSLEY, O. Y.; MESIBOV, G. B. Sexual Attitudes and Knowledge of High-Functioning Adolescents and with Autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 21, n. 4, 471-481, 1991.

ROSQVIST, H. B. Becoming na “Autistic Couple”: Narratives of Sexuality and Couplehood Within the Swedish Autistic Self-advocacy Movement. Sexuality and Disability, v. 32, 351-363, 2014.

SEGAR, M. Guia de sobrevivência para portadores de Síndrome de Asperger, 1997. Disponível em: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/08/GUIA-DE-SOBREVIVENCIA-DA-SINDROME-DE-ASPERGER.pdf. Data de acesso: jul. 2017.

SEVLEVER, M.; ROTH, M. E.; GILLIS, J. M. Sexual Abuse and Offending in Autism Spectrum Disorders. Sexuality and Disability, v. 31, p. 189-200, 2013.

SMEHA, L. N.; CEZAR, P. K. A vivência da maternidade de mães de crianças com autismo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 1, p. 43-50, 2011.

STOKES, M. A.; KAUR, A. High-functioning autim and sexuality. The National Autistic Society, v. 9, n. 3, p. 266-289, 2005.

STOKES, M.; NEWTON, N.; KAUR, A. Stalking, and Social, and Romantic Functioning Among Adolescents and Adults with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 37, p. 1969-1986, 2007.

TISSOT, C. Establishing a sexual identity: Case studies of learners with autism and learning difficulties. Autism Journal of Sage Publications, v. 13. p. 551-566, 2009.

TARNAI, B.; WOLFE, P. S. Social Stories for Sexuality Education for Persons with Autism/Pervasive Developmental Disorder. Sexuality and Disability, v. 26, p. 29-36, 2008.

TEODORO, M. C.; CASARINI, K. A.; SCORSOLINI-COMIN, F. Intervenções Terapêuticas em pessoas com Síndrome de Asperger: uma revisão de literatura. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 38, p. 6-25, 2013.

VIEIRA, A. C. Sexualidade e Transtorno do Espectro Autista: relatos de familiares. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências. Bauru, 2016.

VIEIRA, A. C.; MAIA, A. C. B. Educação Sexual para Alunos com Deficiência na Escola Inclusiva: Análise sobre o Relato de Educadores. In: V Congresso Brasileiro de Educação, 2013. Anais do V Congresso Brasileiro de Educação. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/cbe/anais_iv-cbe.pdf. Data de acesso: jul. 2017.

Publicado

01/06/2019

Como Citar

OTTONI, A. C. V.; MAIA, A. C. B. Considerações sobre a sexualidade e educação sexual de pessoas com transtorno do espectro autista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.2, p. 1265–1283, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12575. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12575. Acesso em: 16 abr. 2024.